Documento composto PT/CV/CV-CF/8/4/92 - ECV - Encontro com a cientista - Margarida Oliveira

Zona de identificação

Código de referência

PT CV PT/CV/CV-CF/PT/CV/CV-CF/8/PT/CV/CV-CF/8/4/PT/CV/CV-CF/8/4/92

Título

ECV - Encontro com a cientista - Margarida Oliveira

Data(s)

  • 2020-01-17 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

5 fotografias; digital

Zona do contexto

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

As plantas foram o tema central do "Encontro com o Cientista" com a investigadora Margarida Oliveira, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB). As crianças das escolas EB Rosa Lobato Faria e EB Pd J. Manuel Rocha e Melo aprenderam muito sobre as plantas. Estas suportam a nossa economia e também a nossa saúde, já que são muito importantes na produção de medicamentos: a salvia, por exemplo, é usada para tratar problemas de garganta, a cinchona a malária, e o salgueiro é usado na composição da aspirina. Estima-se que a planta mais velha que se conhece, a Posidonia Oceanica, tenha cerca de 100 mil anos, crescendo apenas 4 cm por ano. No ITQB estudam-se duas plantas muito importantes: o arroz, que cobre 11% do solo do mundo e tem o genoma mais pequeno dos cereais, e o sobreiro, cuja cortiça pode recolher-se de 9 em 9 anos. As plantas são tão incríveis que se instituiu o 18 de Maio como o Dia Internacional do Fascínio das Plantas.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas; Folha de recolha de dados de documentos iconográficos; Quadro de Classificação criado para a organização intelectual da documentação.

      Zona de documentação associada

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Zona das notas

      Identificador(es) alternativo(s)

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso - Assuntos

      Pontos de acesso - Nomes

      Pontos de acesso de género

      Zona do controlo da descrição

      Identificador da descrição

      PT/CV

      Identificador da instituição

      Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

      Regras ou convenções utilizadas

      DIRECÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) Orientações para a Descrição Arquivística, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.

      ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adoptada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.

      Estatuto

      Final

      Nível de detalhe

      Completo

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Criado a: 18/01/2024.

      Línguas e escritas

      • português

      Script(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Criado por: Cristina Lopes.

        Nota do arquivista

        Imagem: Ciência Viva

        Zona da incorporação