Zona de identificação
Código de referência
PT/CV/CV-CF/8/4/92
Título
ECV - Encontro com a cientista - Margarida Oliveira
Data(s)
- 2020-01-17 (Produção)
Nível de descrição
Documento composto
Dimensão e suporte
5 fotografias; digital
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
As plantas foram o tema central do "Encontro com o Cientista" com a investigadora Margarida Oliveira, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB). As crianças das escolas EB Rosa Lobato Faria e EB Pd J. Manuel Rocha e Melo aprenderam muito sobre as plantas. Estas suportam a nossa economia e também a nossa saúde, já que são muito importantes na produção de medicamentos: a salvia, por exemplo, é usada para tratar problemas de garganta, a cinchona a malária, e o salgueiro é usado na composição da aspirina. Estima-se que a planta mais velha que se conhece, a Posidonia Oceanica, tenha cerca de 100 mil anos, crescendo apenas 4 cm por ano. No ITQB estudam-se duas plantas muito importantes: o arroz, que cobre 11% do solo do mundo e tem o genoma mais pequeno dos cereais, e o sobreiro, cuja cortiça pode recolher-se de 9 em 9 anos. As plantas são tão incríveis que se instituiu o 18 de Maio como o Dia Internacional do Fascínio das Plantas.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas; Folha de recolha de dados de documentos iconográficos; Quadro de Classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Oliveira, Margarida (Assunto)
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
PT/CV
Identificador da instituição
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Regras ou convenções utilizadas
DIRECÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) Orientações para a Descrição Arquivística, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adoptada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Criado a: 18/01/2024.
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por: Cristina Lopes.
Nota do arquivista
Imagem: Ciência Viva