Subfonds PT/CV/PC - Pavilhão do Conhecimento

Identity area

Reference code

PT/CV/PC

Title

Pavilhão do Conhecimento

Date(s)

  • 1997 - 2015 (Creation)

Level of description

Subfonds

Extent and medium

36 proc.; papel

Context area

Name of creator

(1999)

Administrative history

O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva é um espaço de divulgação científica e tecnológica e situa-se no edifício que, durante os 132 dias da EXPO´98, foi um dos mais emblemáticos pavilhões temáticos - o Pavilhão do Conhecimento dos Mares. Durante da Exposição Internacional de Lisboa os visitantes puderam fazer uma viagem de exploração pelos mares na sua perspectiva história, técnica e humana tendo estado exposto na nave central um barco dos estaleiros de São Jacinto.
O Pavilhão do Conhecimento dos Mares, com projecto arquitectónico do atelier J.L. Carrilho da Graça e com concepção expositiva do atelier ARX Portugal, foi, com os seus 2.543.914 visitantes, um dos mais visitados da EXPO´98.
A 24 de Março de 1999, nos termos da Resolução do Conselho de Ministros nº 68/98, de 9 de Junho, publicada no Despacho n.º6060/99, Diário da República, II Série, n.º 70 de 24 de Março de 1999, foi decidida a afectação do Pavilhão do Conhecimento à instalação de um espaço de divulgação de ciência e tecnologia. A 25 de Julho desse ano reabre as portas ao público como Pavilhão do Conhecimento. A 27 de Maio de 2002, a alteração parcial dos estatutos da Ciência Viva, publicada no Diário da República, III Série, nº158, de 11 de Julho de 2002 confere-lhe nova morada, passando a sua sede para o Pavilhão do Conhecimento.

Archival history

O subfundo Pavilhão do Conhecimento é constituído por documentação produzida e acumulada por este organismo entre 1999 e 2010, e só a partir desta última data é que se verifica que a documentação passa a ser mesma para ambas as instituições. Para reflectir esta divisão da organização do conjunto documental, optou-se por lhe atribuir o nível de subfundo, acrescentando o facto de o Pavilhão do Conhecimento não possuir personalidade jurídica, ficando sob a administração do Ciência Viva, como se verifica na própria designação oficial "Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva".

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

O subfundo do Pavilhão do Conhecimento engloba a documentação produzida e acumulada por esta entidade de divulgação e promoção da Educação Científica e Tecnológica. Do conjunto documental destacam-se os processos relacionados com a gestão dos recursos humanos e toda a documentação produzida e acumulada pela Comissão instaladora do Pavilhão do Conhecimento, assim como os documentos referentes a propostas e contratos de equipamentos e serviços, manutenção de infraestruturas, instalações e equipamentos, cedência de espaços para aluguer a entidades externas, e também procedimentos internos. As actividades do pavilhão estão também contempladas no grupo documental, onde estão englobadas as exposições, os eventos e projectos, as comemorações de aniversário deste centro museológico, assim como os acontecimentos regulares e ainda a produção documental relacionada com a loja deste espaço. O subfundo integra igualmente a documentação que concerne aos visitantes nomeadamente estatísticas, comunicação com os visitantes e as visitas do público e protocolares.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas; Quadro de Classificação criado para a organização intelectual da documentação.

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

DIRECÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) Orientações para a Descrição Arquivística, 3ª versão, Lisboa: DGARQ, 2011. ISBN 978-972-8107-91-8.

ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adoptada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.

ISAAR (CPF): Norma internacional de registo de autoridade arquivística para pessoas colectivas, pessoas singulares e famílias/Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo - 2ª edição, Torre do Tombo, 2004

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation revision deletion

Criado a 12/05/2016

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

Criado por Vera Alves

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places