Zona de identificação
Código de referência
PT/CV/CV-CF/8/4/274
Título
ECV - Encontro com o cientista - Mariana Ramos
Data(s)
- 2024-05-16 (Produção)
Nível de descrição
Documento composto
Dimensão e suporte
22 fotografias; digital
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os alunos do 3ª ano das Escolas Básicas Luíza Neto Jorge e Professor Agostinho da Silva e as crianças do Jardim de infância Santo Amaro participaram na atividade "Encontro com o cientista" com a bióloga Mariana Ramos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Numa sessão muito dinâmica onde a interação entre investigadora e crianças foi constante, os alunos puderam expressar o que é para eles ser cientista e biólogo. A surpresa foi muita quando a investigadora afirmou que também eles têm características de cientista, pois são curiosos e fazem muitas perguntas sobre o que os rodeia.
A biologia é a ciência que estuda a vida e foram vários os exemplos de seres vivos que podem ser estudados por biólogos enumerados pelos alunos. Nos quais se enquadram os líquenes que são o objeto de estudo da cientista.
Os alunos aprenderam que os líquenes são uma associação de pelo menos dois organismos: uma alga que produz energia e um fungo que protege a alga; não têm raízes e podem encontrar-se nas árvores, telhados, cordas, pedras ou metal; conseguem sobreviver em lugares inóspitos como desertos, montanhas, Antártida, rochas perto do mar ou até nas crateras dos vulcões.
Conseguimos saber a qualidade do ar pela existência de determinadas espécies de líquenes, pois em ambientes muito poluídos alguns líquenes não sobrevivem. Quanto melhor for a qualidade do ar mais espécies de líquenes existem. Mediante a cor e a forma os líquenes podem ser classificados como Crustosos, Fruticolosos e Folhosos. Com base nesta classificação, os alunos puderam, de lupa na mão, observar líquenes em pedras e paus trazidos pela investigadora.
Numa sessão muito dinâmica onde a interação entre investigadora e crianças foi constante, os alunos puderam expressar o que é para eles ser cientista e biólogo. A surpresa foi muita quando a investigadora afirmou que também eles têm características de cientista, pois são curiosos e fazem muitas perguntas sobre o que os rodeia.
A biologia é a ciência que estuda a vida e foram vários os exemplos de seres vivos que podem ser estudados por biólogos enumerados pelos alunos. Nos quais se enquadram os líquenes que são o objeto de estudo da cientista.
Os alunos aprenderam que os líquenes são uma associação de pelo menos dois organismos: uma alga que produz energia e um fungo que protege a alga; não têm raízes e podem encontrar-se nas árvores, telhados, cordas, pedras ou metal; conseguem sobreviver em lugares inóspitos como desertos, montanhas, Antártida, rochas perto do mar ou até nas crateras dos vulcões.
Conseguimos saber a qualidade do ar pela existência de determinadas espécies de líquenes, pois em ambientes muito poluídos alguns líquenes não sobrevivem. Quanto melhor for a qualidade do ar mais espécies de líquenes existem. Mediante a cor e a forma os líquenes podem ser classificados como Crustosos, Fruticolosos e Folhosos. Com base nesta classificação, os alunos puderam, de lupa na mão, observar líquenes em pedras e paus trazidos pela investigadora.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
PT/CV
Identificador da instituição
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Regras ou convenções utilizadas
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007.
ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotado pelo Comité de Normas de Descrição. Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007.
ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotado pelo Comité de Normas de Descrição. Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Criado a: 01/07/2025
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por: Susana Sousa
Nota do arquivista
Imagem: Ciência Viva