Documento composto PT/CV/CV-CF/8/4/294 - ECV - Encontro com o cientista - Bruno Arsioli

ECV - Encontro com o cientista - Bruno Arsioli ECV - Encontro com o cientista - Bruno Arsioli ECV - Encontro com o cientista - Bruno Arsioli ECV - Encontro com o cientista - Bruno Arsioli ECV - Encontro com o cientista - Bruno Arsioli ECV - Encontro com o cientista - Bruno Arsioli ECV - Encontro com o cientista - Bruno Arsioli ECV - Encontro com o cientista - Bruno Arsioli ECV - Encontro com o cientista - Bruno Arsioli ECV - Encontro com o cientista - Bruno Arsioli
Results 1 to 10 of 18 Show all

Identity area

Reference code

PT/CV/CV-CF/8/4/294

Title

ECV - Encontro com o cientista - Bruno Arsioli

Date(s)

  • 2025-01-30 (Creation)

Level of description

Documento composto

Extent and medium

18 fotografias; digital

Context area

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

As crianças da educação pré-escolar do jardim de infância da Escola Básica 1/Jardim de Infância
Rosa Lobato Faria e das duas turmas do 4º ano de escolaridade das escolas básicas 1 e jardins de infância do Arquiteto Vitor Palla e do Arquiteto Ribeiro Telles participaram na atividade "Encontro com o cientista" com o investigador Bruno Arsioli do Instituto de Astrofísica e
Ciências de Espaço.
Tratou-se de uma sessão muito dinâmica em que foi explicado às crianças a Astrofísica.Nesta sessão as crianças conheceram alguns elementos do nosso sistema solar, através de bolas insufláveis que os representam.O cientista explicou às crianças que o sol muito maior do que a Terra. Caberiam mais de 1 milhão de Terras dentro do sol.
Nesta sessão as crianças fizeram uma exercíco em que tentaram colocar “o sol”, “a terra” e “a lua” suspensas no ar, mas caíam sempre e o cientista explicou que isso acontecia porque havia gravidade.O cientista explicou às crianças o que é a gravidade e que ela é diferente em cada planeta e mesmo na lua. As crianças foram desafiadas a observar um átomo com uma lupa e uma lente de aumento e percebemos que é impossível porque é mesmo minúsculo. Nesta sessão as crianças fizeram um exercício em
que tentaram transformar-se em átomos e imaginaram como se movimentaríam se estivessem no Universo. As crianças aprenderam que foram as poeiras, o gás e a força da gravidade os responsáveis pelo aparecimento dos planetas e das estrelas. As crianças com berlindes numa caixa transparente, viram como se movimentam os átomos nos diferentes estados da matéria: sólido, gasoso e líquido. Se fosse possível viajar até ao sol, ficariam rodeadas de plasma, ouviriam sons muito fortes, e veriam os átomos numa grande produção de energia aos saltos e a explodir. O cientista Bruno Arsioli referiu que os cientistas gostariam de descobrir como produzir uma energia semelhante ao plasma, para fornecer energia às nossas cidades. O cientista explicou que isso seria benéfico, porque ia prejudicar menos a natureza. As crianças terminaram o encontro a fazer desenhos sobre tudo o que foi falado: estrelas, planetas, galáxias, energia, poeiras, átomos, criando um universo. O cientista Bruno Arsioli explicou que se tratou de uma simulação, porque para criar uma galáxia eram necessárias milhões de estrelas e para criar o universo precisaríamos de milhões de galáxias. As crianças ficaram a saber que cada galáxia tem milhões de estrelas, mais de 100 milhões.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos.

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

PT/CV

Institution identifier

Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Rules and/or conventions used

DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo, 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN 972-8107-69-2.

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation revision deletion

Criado a: 18/07/2025

Language(s)

  • Portuguese

Script(s)

Sources

Archivist's note

Criado por: Susana Sousa

Accession area