Zona de identificação
Código de referência
PT/CV/CV-CF/8/4/294
Título
ECV - Encontro com o cientista - Bruno Arsioli
Data(s)
- 2025-01-30 (Produção)
Nível de descrição
Documento composto
Dimensão e suporte
18 fotografias; digital
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
As crianças da educação pré-escolar do jardim de infância da Escola Básica 1/Jardim de Infância
Rosa Lobato Faria e das duas turmas do 4º ano de escolaridade das escolas básicas 1 e jardins de infância do Arquiteto Vitor Palla e do Arquiteto Ribeiro Telles participaram na atividade "Encontro com o cientista" com o investigador Bruno Arsioli do Instituto de Astrofísica e
Ciências de Espaço.
Tratou-se de uma sessão muito dinâmica em que foi explicado às crianças a Astrofísica.Nesta sessão as crianças conheceram alguns elementos do nosso sistema solar, através de bolas insufláveis que os representam.O cientista explicou às crianças que o sol muito maior do que a Terra. Caberiam mais de 1 milhão de Terras dentro do sol.
Nesta sessão as crianças fizeram uma exercíco em que tentaram colocar “o sol”, “a terra” e “a lua” suspensas no ar, mas caíam sempre e o cientista explicou que isso acontecia porque havia gravidade.O cientista explicou às crianças o que é a gravidade e que ela é diferente em cada planeta e mesmo na lua. As crianças foram desafiadas a observar um átomo com uma lupa e uma lente de aumento e percebemos que é impossível porque é mesmo minúsculo. Nesta sessão as crianças fizeram um exercício em
que tentaram transformar-se em átomos e imaginaram como se movimentaríam se estivessem no Universo. As crianças aprenderam que foram as poeiras, o gás e a força da gravidade os responsáveis pelo aparecimento dos planetas e das estrelas. As crianças com berlindes numa caixa transparente, viram como se movimentam os átomos nos diferentes estados da matéria: sólido, gasoso e líquido. Se fosse possível viajar até ao sol, ficariam rodeadas de plasma, ouviriam sons muito fortes, e veriam os átomos numa grande produção de energia aos saltos e a explodir. O cientista Bruno Arsioli referiu que os cientistas gostariam de descobrir como produzir uma energia semelhante ao plasma, para fornecer energia às nossas cidades. O cientista explicou que isso seria benéfico, porque ia prejudicar menos a natureza. As crianças terminaram o encontro a fazer desenhos sobre tudo o que foi falado: estrelas, planetas, galáxias, energia, poeiras, átomos, criando um universo. O cientista Bruno Arsioli explicou que se tratou de uma simulação, porque para criar uma galáxia eram necessárias milhões de estrelas e para criar o universo precisaríamos de milhões de galáxias. As crianças ficaram a saber que cada galáxia tem milhões de estrelas, mais de 100 milhões.
Rosa Lobato Faria e das duas turmas do 4º ano de escolaridade das escolas básicas 1 e jardins de infância do Arquiteto Vitor Palla e do Arquiteto Ribeiro Telles participaram na atividade "Encontro com o cientista" com o investigador Bruno Arsioli do Instituto de Astrofísica e
Ciências de Espaço.
Tratou-se de uma sessão muito dinâmica em que foi explicado às crianças a Astrofísica.Nesta sessão as crianças conheceram alguns elementos do nosso sistema solar, através de bolas insufláveis que os representam.O cientista explicou às crianças que o sol muito maior do que a Terra. Caberiam mais de 1 milhão de Terras dentro do sol.
Nesta sessão as crianças fizeram uma exercíco em que tentaram colocar “o sol”, “a terra” e “a lua” suspensas no ar, mas caíam sempre e o cientista explicou que isso acontecia porque havia gravidade.O cientista explicou às crianças o que é a gravidade e que ela é diferente em cada planeta e mesmo na lua. As crianças foram desafiadas a observar um átomo com uma lupa e uma lente de aumento e percebemos que é impossível porque é mesmo minúsculo. Nesta sessão as crianças fizeram um exercício em
que tentaram transformar-se em átomos e imaginaram como se movimentaríam se estivessem no Universo. As crianças aprenderam que foram as poeiras, o gás e a força da gravidade os responsáveis pelo aparecimento dos planetas e das estrelas. As crianças com berlindes numa caixa transparente, viram como se movimentam os átomos nos diferentes estados da matéria: sólido, gasoso e líquido. Se fosse possível viajar até ao sol, ficariam rodeadas de plasma, ouviriam sons muito fortes, e veriam os átomos numa grande produção de energia aos saltos e a explodir. O cientista Bruno Arsioli referiu que os cientistas gostariam de descobrir como produzir uma energia semelhante ao plasma, para fornecer energia às nossas cidades. O cientista explicou que isso seria benéfico, porque ia prejudicar menos a natureza. As crianças terminaram o encontro a fazer desenhos sobre tudo o que foi falado: estrelas, planetas, galáxias, energia, poeiras, átomos, criando um universo. O cientista Bruno Arsioli explicou que se tratou de uma simulação, porque para criar uma galáxia eram necessárias milhões de estrelas e para criar o universo precisaríamos de milhões de galáxias. As crianças ficaram a saber que cada galáxia tem milhões de estrelas, mais de 100 milhões.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
PT/CV
Identificador da instituição
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Regras ou convenções utilizadas
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo, 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN 972-8107-69-2.
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo, 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN 972-8107-69-2.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Criado a: 18/07/2025
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por: Susana Sousa