Zona de identificação
Código de referência
PT/CV/CV-CF/8/4/285
Título
ECV - Encontro com o cientista - Andreia Penado
Data(s)
- 2024-10-30 (Produção)
Nível de descrição
Documento composto
Dimensão e suporte
20 fotografias; digital
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
As crianças do jardim de infância da Maria da Luz Deus Ramos e os alunos do 4º ano das escolas
básicas/jardins de infância Engenheiro Ressano Garcia e nº 72 participaram na atividade
"Encontro com o cientista" com a bióloga e entomóloga Andreia Penado da equipa educativa
Ciência Viva.
Esta sessão foi dedicada aos insetos.
Logo no início, as crianças foram desafiadas a desenhar um inseto. Foi explicado às crianças que os insetos são animais muito especiais e são importantes aliados na natureza. Foi explicado às crianças que existem cerca de 1 milhão de espécies conhecidas, mas que poderão existir até 5 milhões.
As crianças aprenderam que o corpo de um inseto é dividido em cabeça, tórax e abdómen. Têm sempre 6 patas (3 pares) que saem do tórax, 1 par de antenas e 3 olhos simples.
Por exemplo as crianças ficaram a saber que, por exemplo, no caso das formigas, a rainha tem asas, mas as obreiras (as que trabalham) não as têm.
Depois, a cientista lançou uma pergunta surpreendente:
“E se, de repente, os insetos desaparecessem?”
Foi explicado que apesar de à primeira vista parecer bom, pois alguns picam e incomodam, contudo rapidamente as crianças perceberam que sem insetos, o mundo como o conhecemos não existiria.Foi dito às crianças que sem insetos não haveria mel, nem frutas ou legumes, porque as plantas não se reproduziriam sem polinização.Não haveria decomposição natural, o que afetaria o solo e o ambiente. E sem mosquitos, não há cacau — logo, não haveria chocolate.
As crianças perceberam também que os insetos estão a desaparecer devido à ação do ser humano e que é necessário protegê-los e respeitá-los, mesmo os que achamos menos simpáticos, como as baratas. Todos têm um papel fundamental.
Outra reflexão importante colocada na sessão foi a seguinte:
“E se um dia não houver carne nem peixe para alimentar todas as pessoas?”
Foi explicado que nesse caso, os insetos podem vir a fazer parte da nossa alimentação. Embora a ideia nos tenha parecido estranha, a comparação com os caracóis, que muitas pessoas já comem, ajudou-nos a ver a questão de outra forma.
A cientista deixou um pedido importante às crianças: quando encontrarem um inseto, podem tirar-lhe uma fotografia e enviá-la para projetos de “ciência cidadã”. Assim, ajudamos os cientistas a estudar e a proteger estas espécies tão importantes.No final, as crianças tiveram oportunidade de ver insetos verdadeiros em expositores.
básicas/jardins de infância Engenheiro Ressano Garcia e nº 72 participaram na atividade
"Encontro com o cientista" com a bióloga e entomóloga Andreia Penado da equipa educativa
Ciência Viva.
Esta sessão foi dedicada aos insetos.
Logo no início, as crianças foram desafiadas a desenhar um inseto. Foi explicado às crianças que os insetos são animais muito especiais e são importantes aliados na natureza. Foi explicado às crianças que existem cerca de 1 milhão de espécies conhecidas, mas que poderão existir até 5 milhões.
As crianças aprenderam que o corpo de um inseto é dividido em cabeça, tórax e abdómen. Têm sempre 6 patas (3 pares) que saem do tórax, 1 par de antenas e 3 olhos simples.
Por exemplo as crianças ficaram a saber que, por exemplo, no caso das formigas, a rainha tem asas, mas as obreiras (as que trabalham) não as têm.
Depois, a cientista lançou uma pergunta surpreendente:
“E se, de repente, os insetos desaparecessem?”
Foi explicado que apesar de à primeira vista parecer bom, pois alguns picam e incomodam, contudo rapidamente as crianças perceberam que sem insetos, o mundo como o conhecemos não existiria.Foi dito às crianças que sem insetos não haveria mel, nem frutas ou legumes, porque as plantas não se reproduziriam sem polinização.Não haveria decomposição natural, o que afetaria o solo e o ambiente. E sem mosquitos, não há cacau — logo, não haveria chocolate.
As crianças perceberam também que os insetos estão a desaparecer devido à ação do ser humano e que é necessário protegê-los e respeitá-los, mesmo os que achamos menos simpáticos, como as baratas. Todos têm um papel fundamental.
Outra reflexão importante colocada na sessão foi a seguinte:
“E se um dia não houver carne nem peixe para alimentar todas as pessoas?”
Foi explicado que nesse caso, os insetos podem vir a fazer parte da nossa alimentação. Embora a ideia nos tenha parecido estranha, a comparação com os caracóis, que muitas pessoas já comem, ajudou-nos a ver a questão de outra forma.
A cientista deixou um pedido importante às crianças: quando encontrarem um inseto, podem tirar-lhe uma fotografia e enviá-la para projetos de “ciência cidadã”. Assim, ajudamos os cientistas a estudar e a proteger estas espécies tão importantes.No final, as crianças tiveram oportunidade de ver insetos verdadeiros em expositores.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentais iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Folha de recolha de dados de documentais iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
PT/CV
Identificador da instituição
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Regras ou convenções utilizadas
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo, 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo, 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Criado a: 14/07/2025
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por: Susana Sousa
Nota do arquivista
Imagem: Ciência Viva