Documento composto PT/CV/CV-CF/8/4/285 - ECV - Encontro com o cientista - Andreia Penado

ECV - Encontro com o cientista - Andreia Penado ECV - Encontro com o cientista - Andreia Penado ECV - Encontro com o cientista - Andreia Penado ECV - Encontro com o cientista - Andreia Penado ECV - Encontro com o cientista - Andreia Penado ECV - Encontro com o cientista - Andreia Penado ECV - Encontro com o cientista - Andreia Penado ECV - Encontro com o cientista - Andreia Penado ECV - Encontro com o cientista - Andreia Penado ECV - Encontro com o cientista - Andreia Penado
Results 1 to 10 of 20 Show all

Identity area

Reference code

PT/CV/CV-CF/8/4/285

Title

ECV - Encontro com o cientista - Andreia Penado

Date(s)

  • 2024-10-30 (Creation)

Level of description

Documento composto

Extent and medium

20 fotografias; digital

Context area

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

As crianças do jardim de infância da Maria da Luz Deus Ramos e os alunos do 4º ano das escolas
básicas/jardins de infância Engenheiro Ressano Garcia e nº 72 participaram na atividade
"Encontro com o cientista" com a bióloga e entomóloga Andreia Penado da equipa educativa
Ciência Viva.
Esta sessão foi dedicada aos insetos.
Logo no início, as crianças foram desafiadas a desenhar um inseto. Foi explicado às crianças que os insetos são animais muito especiais e são importantes aliados na natureza. Foi explicado às crianças que existem cerca de 1 milhão de espécies conhecidas, mas que poderão existir até 5 milhões.
As crianças aprenderam que o corpo de um inseto é dividido em cabeça, tórax e abdómen. Têm sempre 6 patas (3 pares) que saem do tórax, 1 par de antenas e 3 olhos simples.
Por exemplo as crianças ficaram a saber que, por exemplo, no caso das formigas, a rainha tem asas, mas as obreiras (as que trabalham) não as têm.
Depois, a cientista lançou uma pergunta surpreendente:
“E se, de repente, os insetos desaparecessem?”
Foi explicado que apesar de à primeira vista parecer bom, pois alguns picam e incomodam, contudo rapidamente as crianças perceberam que sem insetos, o mundo como o conhecemos não existiria.Foi dito às crianças que sem insetos não haveria mel, nem frutas ou legumes, porque as plantas não se reproduziriam sem polinização.Não haveria decomposição natural, o que afetaria o solo e o ambiente. E sem mosquitos, não há cacau — logo, não haveria chocolate.
As crianças perceberam também que os insetos estão a desaparecer devido à ação do ser humano e que é necessário protegê-los e respeitá-los, mesmo os que achamos menos simpáticos, como as baratas. Todos têm um papel fundamental.
Outra reflexão importante colocada na sessão foi a seguinte:
“E se um dia não houver carne nem peixe para alimentar todas as pessoas?”
Foi explicado que nesse caso, os insetos podem vir a fazer parte da nossa alimentação. Embora a ideia nos tenha parecido estranha, a comparação com os caracóis, que muitas pessoas já comem, ajudou-nos a ver a questão de outra forma.
A cientista deixou um pedido importante às crianças: quando encontrarem um inseto, podem tirar-lhe uma fotografia e enviá-la para projetos de “ciência cidadã”. Assim, ajudamos os cientistas a estudar e a proteger estas espécies tão importantes.No final, as crianças tiveram oportunidade de ver insetos verdadeiros em expositores.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentais iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

PT/CV

Institution identifier

Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Rules and/or conventions used

DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo, 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation revision deletion

Criado a: 14/07/2025

Language(s)

  • Portuguese

Script(s)

Sources

Archivist's note

Criado por: Susana Sousa

Archivist's note

Imagem: Ciência Viva

Accession area