Zona de identificação
Código de referência
PT/CV/CV-CF/8/4/275
Título
ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião
Data(s)
- 2024-05-23 (Produção)
Nível de descrição
Documento composto
Dimensão e suporte
23 fotografias; digital
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
As crianças do Jardim de Infância Alice Vieira e os alunos da Escola Básica Jorge Barradas e da
Escola Básica Pedro de Santarém participaram na atividade "Encontro com o cientista" com
a neurocientista Ana Sebastião do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa.A cientista falou da importância do cérebro, pois é ele que permite estudar, pensar, descobrir coisas novas, sentir emoções e controlar cada piscar, respiração, coração, … Abordou também as áreas que o compõem como: o equilíbrio, a visão, a audição, a lógica, o raciocínio e o processamento de informação sensorial. Estas áreas não se desenvolvem todas ao mesmo tempo, por isso as crianças só estão preparadas para aprender a ler aos 6 anos e a tomada de decisões só se desenvolve muito mais tarde.
Os alunos aprenderam que todos os animais têm cérebro, inclusive os mais simples como a lula ou a minhoca e que o cérebro humano pode pesar até 1,300 kg. É formado por células que se chamam neurónios. O segredo do funcionamento do cérebro está na comunicação entre estas moléculas e é feito através das sinapses (espaços entre 2 neurónios).
Há vários tipos de mensageiros – neurotransmissores: uns fazem os neurónios trabalhar mais ou menos, outros fazem-nos mais ou menos felizes. Ter o equilíbrio certo dos mensageiros é importante porque a falta desta estabilidade pode afetar o sono, o humor, a aprendizagem, a memória e até pode levar a doenças mentais.
As experiências de vida são muito importantes pelas conexões que criam, fazendo com que o cérebro fique diferente.
No final os alunos tiveram oportunidade de ver um cérebro de um ratinho de laboratório e de um carneiro.
Escola Básica Pedro de Santarém participaram na atividade "Encontro com o cientista" com
a neurocientista Ana Sebastião do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa.A cientista falou da importância do cérebro, pois é ele que permite estudar, pensar, descobrir coisas novas, sentir emoções e controlar cada piscar, respiração, coração, … Abordou também as áreas que o compõem como: o equilíbrio, a visão, a audição, a lógica, o raciocínio e o processamento de informação sensorial. Estas áreas não se desenvolvem todas ao mesmo tempo, por isso as crianças só estão preparadas para aprender a ler aos 6 anos e a tomada de decisões só se desenvolve muito mais tarde.
Os alunos aprenderam que todos os animais têm cérebro, inclusive os mais simples como a lula ou a minhoca e que o cérebro humano pode pesar até 1,300 kg. É formado por células que se chamam neurónios. O segredo do funcionamento do cérebro está na comunicação entre estas moléculas e é feito através das sinapses (espaços entre 2 neurónios).
Há vários tipos de mensageiros – neurotransmissores: uns fazem os neurónios trabalhar mais ou menos, outros fazem-nos mais ou menos felizes. Ter o equilíbrio certo dos mensageiros é importante porque a falta desta estabilidade pode afetar o sono, o humor, a aprendizagem, a memória e até pode levar a doenças mentais.
As experiências de vida são muito importantes pelas conexões que criam, fazendo com que o cérebro fique diferente.
No final os alunos tiveram oportunidade de ver um cérebro de um ratinho de laboratório e de um carneiro.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
PT/CV
Identificador da instituição
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Regras ou convenções utilizadas
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição. Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição. Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Criado a: 02/07/2025
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por: Susana Sousa
Nota do arquivista
Imagem: Ciência Viva