Zona de identificação
Código de referência
PT/CV/CV-CF/8/4/263
Título
ECV - Encontro com o cientista - Ana Pires
Data(s)
- 2024-02-08 (Produção)
Nível de descrição
Documento composto
Dimensão e suporte
7 fotografias;digital
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
As crianças do Jardim de Infância de Santo António e os alunos das Escolas Básicas Infante D. Henrique e Professor Oliveira Marques participaram na atividade "Encontro com o cientista" com a investigadora de tecnologia educativa e inclusiva do ITI Larsys Ana Pires. A investigadora de Tecnologia Educativa e Inclusiva construiu jogos com peças que interatuam com o PC ou tablet criando jogos matemáticos que estimulam e desenvolvem competências matemáticas.
A cientista questionou os alunos sobre o que é a tecnologia, informando os alunos que a agricultura e a roda podem ser consideradas como as primeiras tecnologias.
Nas escolas do Urugruai verificou que as crianças gostavam de brincar com tecnologia, mas também com peças, sendo este o mote para que começasse a criar jogos.
Com o intuito de estimular a interação das crianças cegas ou com baixa visão com as outras crianças, criou peças com relevo em impressoras 3D, personagens com audiodescrição, joystick com botões em braille, criando assim jogos inclusivos que os alunos puderam experimentar.
Os alunos questionaram a cientista sobre as dificuldades que sentiu ao longo da sua carreira enquanto mulher na ciência. A cientista incentivou os alunos a seguirem uma carreira científica ou pelo menos a manter um espírito curioso como um cientista!
A cientista questionou os alunos sobre o que é a tecnologia, informando os alunos que a agricultura e a roda podem ser consideradas como as primeiras tecnologias.
Nas escolas do Urugruai verificou que as crianças gostavam de brincar com tecnologia, mas também com peças, sendo este o mote para que começasse a criar jogos.
Com o intuito de estimular a interação das crianças cegas ou com baixa visão com as outras crianças, criou peças com relevo em impressoras 3D, personagens com audiodescrição, joystick com botões em braille, criando assim jogos inclusivos que os alunos puderam experimentar.
Os alunos questionaram a cientista sobre as dificuldades que sentiu ao longo da sua carreira enquanto mulher na ciência. A cientista incentivou os alunos a seguirem uma carreira científica ou pelo menos a manter um espírito curioso como um cientista!
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.