Identity area
Reference code
PT/CV/CV-CF/8/4/263
Title
ECV - Encontro com o cientista - Ana Pires
Date(s)
- 2024-02-08 (Creation)
Level of description
Documento composto
Extent and medium
7 fotografias;digital
Context area
Name of creator
Biographical history
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
As crianças do Jardim de Infância de Santo António e os alunos das Escolas Básicas Infante D. Henrique e Professor Oliveira Marques participaram na atividade "Encontro com o cientista" com a investigadora de tecnologia educativa e inclusiva do ITI Larsys Ana Pires. A investigadora de Tecnologia Educativa e Inclusiva construiu jogos com peças que interatuam com o PC ou tablet criando jogos matemáticos que estimulam e desenvolvem competências matemáticas.
A cientista questionou os alunos sobre o que é a tecnologia, informando os alunos que a agricultura e a roda podem ser consideradas como as primeiras tecnologias.
Nas escolas do Urugruai verificou que as crianças gostavam de brincar com tecnologia, mas também com peças, sendo este o mote para que começasse a criar jogos.
Com o intuito de estimular a interação das crianças cegas ou com baixa visão com as outras crianças, criou peças com relevo em impressoras 3D, personagens com audiodescrição, joystick com botões em braille, criando assim jogos inclusivos que os alunos puderam experimentar.
Os alunos questionaram a cientista sobre as dificuldades que sentiu ao longo da sua carreira enquanto mulher na ciência. A cientista incentivou os alunos a seguirem uma carreira científica ou pelo menos a manter um espírito curioso como um cientista!
A cientista questionou os alunos sobre o que é a tecnologia, informando os alunos que a agricultura e a roda podem ser consideradas como as primeiras tecnologias.
Nas escolas do Urugruai verificou que as crianças gostavam de brincar com tecnologia, mas também com peças, sendo este o mote para que começasse a criar jogos.
Com o intuito de estimular a interação das crianças cegas ou com baixa visão com as outras crianças, criou peças com relevo em impressoras 3D, personagens com audiodescrição, joystick com botões em braille, criando assim jogos inclusivos que os alunos puderam experimentar.
Os alunos questionaram a cientista sobre as dificuldades que sentiu ao longo da sua carreira enquanto mulher na ciência. A cientista incentivou os alunos a seguirem uma carreira científica ou pelo menos a manter um espírito curioso como um cientista!
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.