Universidade de Évora

Zona de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Universidade de Évora

Forma(s) paralela(s) de nome

    Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

      Outra(s) forma(s) de nome

        identificadores para entidades coletivas

        área de descrição

        Datas de existência

        1979

        Histórico

        Fundada a 1 de Novembro de 1559 pelo Cardeal D. Henrique, Arcebispo de Évora, mais tarde Rei de Portugal, a partir do Colégio do Espírito Santo. Foi instituída por bula do Papa Paulo IV, como Universidade do Espírito Santo e entregue à Companhia de Jesus, que a dirigiu durante dois séculos. Em 1759 foi encerrada por ordem do Marquês do Pombal, aquando da expulsão dos Jesuítas.
        Voltou a ser aberta em 1973, por decreto do então ministro da Educação, José Veiga Simão. No mesmo local onde a antiga Universidade fora fechada, foi criado o Instituto Universitário de Évora (IUE). Em 1976, a Escola Superior de Estudos Sociais e Económicos Bento de Jesus Caraça é extinta e os seus alunos são integrados no recém-criado Departamento de Economia do IUE. O Instituto Universitário de Évora dá lugar, em 1979 à nova Universidade de Évora.

        Locais

        Évora

        Estado Legal

        funções, ocupações e atividades

        Mandatos/Fontes de autoridade

        Estruturas internas/genealogia

        Contexto geral

        Área de relacionamento

        Área de pontos de acesso

        Pontos de acesso - Assuntos

        Pontos de acesso - Locais

        Ocupações

        Zona do controlo

        Identificador de autoridade arquivística de documentos

        PT/CV/CV/623

        Identificador da instituição

        Regras ou convenções utilizadas

        ISAAR (CPF) Norma internacional de registo de autoridade arquivística para pessoas colectivas, pessoas singulares e famílias, desenvolvida pelo Conselho Internacional de Arquivos.

        Estatuto

        Final

        Nível de detalhe

        Mínimo

        Datas de criação, revisão ou eliminação

        Criado por: Cristina Lopes.

        Línguas e escritas

        • português

        Script(s)

          Fontes

          Wikipédia - Universidade de Évora - [Consul. 15 de novembro de 2023]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_de_%C3%89vora e https://www.uevora.pt/

          Notas de manutenção

          Criado por: Cristina Lopes.