Mostrar 43 resultados

Descrição arquivística
41 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais
ECV - Encontro com a cientista - Maria Adelaide Ferreira
PT CV PT/CV/CV-CF/PT/CV/CV-CF/8/PT/CV/CV-CF/8/4/PT/CV/CV-CF/8/4/76 · Documento composto · 2023-10-26
Parte de Coleção de Fotografias

No primeiro Encontro com o Cientista do ano letivo 2023-2024, os alunos do 3º ano do Externato Marcelino Champagnat conversaram com a cientista Maria Adelaide Ferreira.
Sobre o tema da Exploração espacial, a investigadora mostrou uma imagem da Terra - “pale blue dot”, explicando as condições de habitabilidade que o nosso planeta nos dá para que possamos sobreviver, como o ar, o alimento, o clima e a gestão de resíduos, em suma, a Terra é o nosso suporte de vida.
E para falar de alimentos, a cientista mostrou três kiwis: um da Nova Zelândia, um do Chile e um de Portugal. Os alunos analisaram as características dos kiwis e ouviram a explicação do quão prejudicial é para o nosso planeta as inúmeras viagens feitas pelos barcos que transportam alimentos. Quanto maior é a distância, maior é o impacto no ambiente, nomeadamente na libertação de poluentes para a atmosfera e para o mar. Também a poluição sonora prejudica a comunicação entre os animais, essencial nas suas relações.