Celebração do 10º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento.
Celebração do 11º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento.
Programa:
Pavilhão a você!
11h00
Tumbala - performance musical com máquinas estrambólicas de cena.
11h30/14h00 - 15h00/18h00
Artista estará a grafitar tenis da marca portuguesa Sanjo®
11h00/18h00
A cozinha é um laboratório com pipocas, algodão-doce, gelados com azoto líquido e tudo o que merecemos numa festa.
Atividades na área expositiva: coisas que brilham, coisas que cantam, coisas que rolam e mil maneiras de apagar uma vela.
Ciencia Fresquinha- uma bicicleta de gelados científicos. Escolha o seu preferido.
11h00/19h00
Bolas de sabão gigantes
Ateliê fotográfico organizado pelo Movimento de Expressão Fotográfico.
11h00/20h00
Monitôs - artistas do Chapitô trazem humor às exposições do Pavilhão do Conhecimento
Auto-Rádio Ciência, Uma Força Invisível - uma estação de rádio científica que irá emitir para todas as áreas expositivas do Pavilhão do Conhecimento.
15h00/18h00
Minitores - monitores de palmo e meio guiam os visitantes pelas exposições e dinamizam atividades.
15h30 e 17h30
Tumbala - performance musical com máquinas estrambólicas de cena.
18h00
Cerimónia oficial de comemoração do 11.º aniversário:
Inauguração de novos espaços: foyer, laboratórios, salas de atividades, auditório.
Apresentação do roteiro Em Lisboa, à descoberta da ciência e da tecnologia. Biodiversidade na cidade, uma pareceria entre o Pavilhão do Conhecimento e a Câmara Municipal de Lisboa.
Apresentação da parceria com a marca Sanjo®, que passa a calçar os monitores do Pavilhão do Conhecimento. Oferta dos tenis Sanjo® grafitados.
Lançamento da LA.GA científica Amor é Ciência, uma mala que pesa apenas 40g, mas que suporta até 55kg de peso (à venda na Loja do Pavilhão do Conhecimento)
Lançamento do livro Tudo ao Contrário - diário de uma equipa de um centro de ciência que relata a experiência de todos os elementos da Equipa Ciência Viva no dia em que vestiram o colete de monitores do Pavilhão do Conhecimento.
19h00
Pavilhão a você ! com bolo de aniversário.
Celebração do 12º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento.
Programa:
11h00
O Pavilhão veste a camisola por Portugal.
Assinatura do protocolo com a Associação Empresarial de Portugal sobre a iniciativa Portugal, a minha primeira escolha.
Inauguração da Biblioteca Ciência Viva.
Supervisão científica de Carlos Fiolhais. Presença do ministro da Educação e da Ciência, Nuno Crato, e da secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira.
12h00
I like Pavilhão!
Parabéns a você ao Pavilhão e bolo de aniversário com os ingredientes escolhidos pelos nossos fãs no Facebook.
Entre as 10h00 e as 18h00
Cordel de ciência.
12 contos literalmente pendurados num cordel para mão levar.
12 livros, 12 actividades.
As ideias saltam dos livros e ocupam o nosso laboratório, as exposições, a cozinha e todo o Pavilhão.
Celebração do 13º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento.
Programa:
10.30-12.30 e 15.00-17.00 | Actividades inspiradas no livro Porque choramos quando cortamos uma cebola?
Com as autoras Teresa Firmino e Filomena Naves
18h00 | A Matemática nos Lenços de Namorados
Licínia Brandão Costa, Escola Superior de Educação do Porto
Lançamento dos Roteiros Em Lisboa, à descoberta da Ciência e da Tecnologia volumes 3 e 4 - Locais do Conhecimento e Sabores da Cidade
A Matemática na Calçada Portuguesa
José Francisco Rodrigues, Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Bolo de Aniversário e Parabéns
Celebração do 14º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento.
Programa:
17:00
Orquestra Geração, da Escola 1,2,3 de Vialonga brinda-nos com um concerto no final da tarde
Há Química nas paredes do Pavilhão do Conhecimento, Inauguração da Tabela Periódica "Ciência na Rua", Apoio Recer Indústria, Revestimenros Cerâmicos, S.A.
17:45 Átrio
Saudação ás Férias!
Coro da Escola Ciência Viva
O mais novo paleontólogo que conhecemos ...
Afonso Vaz Pinto vem de Lubango, Angola, para nos contar tudo o que sabe sobre os dinossauros ... e não só.
18:30 Exposição
Dóing. Oficina Aumentada
Arrumamos a casa para receber uma oficina atafulhada de berlindes, gadgets, aviões de papel, circuitos eléctricos e impressoras 3D. São mais de 500m2 para projetar, experimentar e construir.
19:30 Auditório
"A última gota" é a peça a estrear pelo Núcleo de Teatro do Pavilhão do Conhecimento. No clube dos aristocratas falta a água para o chá. Começa assim a primeira grande seca mundial: nem fiordes na Noruega, nem glaciares na Argentina, nem uma gota de suor. Um grupo de aristocratas com falta de chá parte numa viagem ao interior da Terra à procura de última gota. Conseguirão saciar a sua sede? Encenação: Nicolas Brites.
Celebração do 15º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento.
Programa
O bolo de aniversário
10.00 – 18.00
A equipa mostra os talentos escondidos, transformando o seu trabalho e os seus hobbies em oficinas para o público. Uma comunicadora de ciência e bailarina-de-vez-em-quando apresenta um momento (angular) de dança; as miúdas da contabilidade arregaçam as mangas e põem as mãos na massa que, pelo menos na Cozinha é um Laboratório, não falta; e os cientistas da equipa matam saudades dos tempos da investigação.
Na oficina Dóing, há ideias que se materializam no workshop de impressão 3D. E porque velhos só são os trapos se nos faltar a ousadia, a roupa ganha nova vida no workshop de costura criativa.
Nas exposições, há 15 novos olhares sobre os módulos de sempre e 15 desafios científicos para descobrir as velas do bolo de aniversário.
Lá fora, inaugura-se uma oficina self-service de bicicletas e, se há coisas que nos fazem subir às paredes, subimos, que é para isso que serve o arnês da parede de escalada.
Às 12.00, o Pavilhão recebe a visita de António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
A cereja no topo do bolo
18.00
Fernando Alvim conduz a sessão “Onde é que você estava no 25 de Julho?” com a participação dos investigadores Carlos Fiolhais e Alexandre Quintanilha e da Senhora Secretária de Estado da Ciência Leonor Parreira.
O dia termina com bolo de aniversário e uma jam session da (Not So) Big Bang do Pavilhão do Conhecimento.:
Celebração do 16º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento.
Programa:
Binas científicas | 11.00 – 18.00 | Parque das Nações
Vólei de praia | 11.00 – 19.00 | Exterior
Introdução ao surf | 11.00 – 19.00 | Exterior
Dóing: Oficina de havaianas e pulseiras de tralha tecnológica | 11.00 – 19.00
Quermesse de ciência | 11.00 – 19.00 | Exterior
BLAST Dance | 11.30 – 12.00 | Exterior
Dóing: Workshop de construção de um cubóide de LEDs | 11.20 – 13.30
Gelados com caviar de groselha | 12.30 – 16.00 | A Cozinha é um Laboratório
Festa musical com o DJ Kaspar | 13.30 – 18.00 | Exterior
Protecção UV | 14.00 – 16.00 | Laboratório
Simulacro ISN | 15.00 | Fonte
Dóing: Workshop de construção de moinhos de areia | 15.00 – 16.30
Dóing: Workshop de construção de um L-Theremin | 15.30 – 18.30
Gelados de azoto | 15.30 – 17.30 | Exterior
Papagaios de papel | 16.00 – 18.00 | Exterior
Cocktails moleculares | 17.00 – 18.30 | Exterior
Momento alto da festa, às 16.00:
Espectáculo “Cor”, da autoria da coreógrafa Marina Frangioia
Bolo de aniversário e parabéns ao Pavilhão
Apresentação do Robô Viva
Celebração do 17º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento.
Programa:
Binas científicas: Pedras e colinas| Das 10h às 18h | Exterior
Roda panorâmica | Das 10h às 18h | Exterior
Passeio de comboio | Das 10h às 18h | Exterior
Velocipédia: desafiando a gravidade | Das 10h às 18h | Exterior
Aviador: ciência sobre asas | Das 10h às 18h | Exterior
Tiro às latas: a ciência dos projécteis | Das 10h às 18h | Exterior
A ciência através de uma esfera | Das 10h às 18h | Exterior
Simulador de realidade virtual | Das 10h às 19h30 | Área expositiva
Lollipops de fruta | Às 10h30 e 12h | A Cozinha é um Laboratório
Maçãs caramelizadas* | Às 14h30, 16h e 17h30 | A Cozinha é um Laboratório
A ciência da ilusão | Às 10h30, 12h, 14h30, 16h e 17h30 | Biblioteca
Show de ciência “Física Viva”, com a colaboração da Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro | Às 11h, 12h30 e 15h | Auditório
Celebração do 18º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento.
Programa:
Exterior: Chef Espacial; Treino Espacial; Perdidos na Terra; Olhar o Céu; Robôs em Marte; Giroscópio Humano; Cozinhar um cometa; Foguetão Diy; Ciência fresquinha: astronomia.
Átrio: Realidade Virtual; Planetário
Laboratório: laboratório espacial
A cozinha é um Laboratório: Wokshop de comida espacial.
Auditório: No escurinho do cinema.
Celebração do 19º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento.
Programa:
Em 2018, na festa de aniversário - no dia 25 de Julho - o maior arraial de Lisboa é no Pavilhão do Conhecimento.
Entre as 10.00 e as 21.00 vamos ter arcos e balões, manjericos e foliões, uma marcha popular com a equipa do Pavilhão a cantar (e alguns a desafinar...), jogos de tiro às latas, uma quermesse de ciência e tecnologia, bancas de street food e muita ciência fresquinha.
Os visitantes serão desafiados a construir uma sardinha gigante feita de lixo marinho, tentar quebrar o recorde de saltos à corda, cozinhar pão e farturas, provar cervejas artesanais e fazer sabonetes de manjerico.
Às 18.30 haverá bolo de aniversário e o desfile da Marcha do Pavilhão. Os gulosos mais ousados terão de arranjar um espacinho no estômago para algo muito especial: o Bombom Azul, uma explosão de aromas e crocâncias desenvolvida a convite da Ciência Viva pelo Chef Nélson Félix, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Como já é tradição, em dia de aniversário oferecemos a entrada a todos os visitantes. Mas não só: terão ainda 20% de desconto em todos os artigos da nossa nova loja, que se inaugura neste dia e que é a primeira do mundo da marca Clementoni.