Identity area
Reference code
PT/CV/CV-CF/8/4/288
Title
ECV - Encontro com o cientista - Mário Cachão
Date(s)
- 2024-11-21 (Creation)
Level of description
Documento composto
Extent and medium
24 fotografias; digital
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Name of creator
Biographical history
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
As crianças do jardim de infância da Escola Básica 1/ Jardim de Infância do Condado e duas turmas da 4.º ano das Escolas Básicas Viscondessa dos Olivais e Paulino Montez participaram na atividade "Encontro com o cientista" com o paleontólogo e geólogo Mário Cachão da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
As crianças foram desafiadas a encontrar fósseis, rochas e minerais, conchas,sementes e cascas.As crianças foram desafiadas usar os cinco sentidos para descobrir as várias características daqueles objetos. As crianças tiveram oportunidade de tocar, pesar, cheirar, ouvir e observar o fenómeno de uma ostra antiga que deixou uma rocha com o seu formato. Foi explicado às crianças que podem ouvir o mar dentro de um búzio vindo de uma praia de águas quentes. Contudo estas foram questionadas se será que era mesmo o mar? Como é que ele entrou para ali?) As crianças conheceram uma rocha que parecia uma zebra ou um código de barras, mas que afinal chama-se Xisto do Ramalhão.
O cientista mostrou nesta sessão o programa “Rocha Amiga”, em que se estudam as rochas e fósseis desde há 120 milhões de anos atrás. Para as crianças melhor perceberem este número, o cientista recorreu a um exercício em que compara 1 bago de arroz com 1 ano, 10 bagos de arroz com 10 anos, 100 bagos de arroz com 100 anos e assim sucessivamente até chegarmos a 120 milhões de anos. Entretanto as crianças puderam ver, tocar e conhecer uma rocha de cada época: Rio Tropical (120 milhões de anos atrás) – arenitos; Laguna Tropical (100 milhões de anos atrás) - calcário margoso; Mar tropical (90 milhões de anos atrás) - calcário; Vulcanismo (80 milhões de anos atrás) – basalto e Baía Tropical (15 milhões de anos atrás) – biocalcarenito.
No fim da sessão com uma folha de papel e um lápis as crianças andaram à procura de fósseis. No Pavilhão do Conhecimento foram colocados fósseis no chão e nas paredes. As crianças procuraram, desenharam e analisaram cada um, com ajuda do cientista. Foi transmitido às crianças a necessidade de preservar o Planeta.
As crianças foram desafiadas a encontrar fósseis, rochas e minerais, conchas,sementes e cascas.As crianças foram desafiadas usar os cinco sentidos para descobrir as várias características daqueles objetos. As crianças tiveram oportunidade de tocar, pesar, cheirar, ouvir e observar o fenómeno de uma ostra antiga que deixou uma rocha com o seu formato. Foi explicado às crianças que podem ouvir o mar dentro de um búzio vindo de uma praia de águas quentes. Contudo estas foram questionadas se será que era mesmo o mar? Como é que ele entrou para ali?) As crianças conheceram uma rocha que parecia uma zebra ou um código de barras, mas que afinal chama-se Xisto do Ramalhão.
O cientista mostrou nesta sessão o programa “Rocha Amiga”, em que se estudam as rochas e fósseis desde há 120 milhões de anos atrás. Para as crianças melhor perceberem este número, o cientista recorreu a um exercício em que compara 1 bago de arroz com 1 ano, 10 bagos de arroz com 10 anos, 100 bagos de arroz com 100 anos e assim sucessivamente até chegarmos a 120 milhões de anos. Entretanto as crianças puderam ver, tocar e conhecer uma rocha de cada época: Rio Tropical (120 milhões de anos atrás) – arenitos; Laguna Tropical (100 milhões de anos atrás) - calcário margoso; Mar tropical (90 milhões de anos atrás) - calcário; Vulcanismo (80 milhões de anos atrás) – basalto e Baía Tropical (15 milhões de anos atrás) – biocalcarenito.
No fim da sessão com uma folha de papel e um lápis as crianças andaram à procura de fósseis. No Pavilhão do Conhecimento foram colocados fósseis no chão e nas paredes. As crianças procuraram, desenharam e analisaram cada um, com ajuda do cientista. Foi transmitido às crianças a necessidade de preservar o Planeta.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
PT/CV
Institution identifier
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Rules and/or conventions used
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO (ODA) - ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO (ODA) - ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
Status
Final
Level of detail
Full
Dates of creation revision deletion
Criado a: 15/07/2025
Language(s)
- Portuguese
Script(s)
Sources
Archivist's note
Criado por: Susana Sousa
Archivist's note
Imagem: Ciência Viva