Identity area
Reference code
PT/CV/CV-CF/8/4/286
Title
ECV - Encontro com o cientista - Francisco Andrade
Date(s)
- 2024-11-08 (Creation)
Level of description
Documento composto
Extent and medium
18 fotografias; digital
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Name of creator
Biographical history
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
As crianças do jardim de infância da Escola Básica de António José de Almeida e de duas turmas
do 4º ano das escolas básicas do Beato e da Quinta dos Frades participaram na atividade
"Encontro com cientista" com o biólogo Francisco Andrade do MARE - Centro de Ciências do
Mar e Ambiente.
A sessão começou com uma pergunta – Porque há icebergs e baleias no mar? O cientista começou por pedir às crianças para olharem com muita atenção para uma imagem que tinha muitos pontinhos, em que um deles era brilhante. Esse ponto brilhante era o Planeta Terra vista a uma distância de 6 000 000 000 km. Entretanto, as crianças foram desafiadas a fazer uma viagem rápida à Terra e observar com muita atenção o caminho (com ajuda de imagens). Foi dito às crianças que o oceano tem 362 000 000 km2 de área, 1 335 000 000 km2 de volume, 3700 m de profundidade média e que é quase ¾ da superfície da Terra. As crianças ficaram a perceber que existe água profunda fria e mais salgada e água superficial quente e menos salgada. Viram o trajeto que a água faz nos oceanos e descobriram que os oceanos poderão ser 1 só. Foi referido que muitos cientistas chamam ao Planeta Terra de Planeta Oceano.O cientista Francisco Andrade disse que o sítio mais profundo do oceano (11 000 m e pressão 1 100 kg/cm2) chama-se Fossa das Marianas e que apenas 12 pessoas a visitaram e que também à Lua foram 12 astronautas.As crianças puderam visualizar uma imagem noturna do Planeta Oceano (Terra) onde puderam ver manchas de luz. Essas manchas de luz eram indicativo da presença de pessoas. As crianças viram que há mais pessoas a viver nas zonas costeiras, pois perto do mar há outras condições e qualidade de vida. O cientista disse que o mar é a razão de haver vida.As crianças participaram numa experiência com o nosso cientista e chegaram à conclusão que a água no estado sólido (gelo), flutua na água líquida, mas o azeite em forma de gelo, desce e o azeite líquido sobe. O cientista falou sobre a baleia-comum. O dono dessa baleia-comum era o cientista. Tinha 16m de comprimento. As crianças viram uma vértebra dessa baleia e conseguiram pegar nela. Era grande e pesada. As crianças ficaram a saber que o maior animal que já existiu, é a baleia-azul. Tem até 30 metros. Fizeram uma outra experiência para testar a viscosidade da água. Tinham 2 berlindes para perceberem qual deles descia mais rápido. Se o berlinde que caia dentro de água ou o berlinde que caia fora de água. O que descia fora da água, descia mais rápido, ou seja, o ar é menos viscoso que a água. As crianças aprenderam que o oceano permite e suporta a vida na terra.
do 4º ano das escolas básicas do Beato e da Quinta dos Frades participaram na atividade
"Encontro com cientista" com o biólogo Francisco Andrade do MARE - Centro de Ciências do
Mar e Ambiente.
A sessão começou com uma pergunta – Porque há icebergs e baleias no mar? O cientista começou por pedir às crianças para olharem com muita atenção para uma imagem que tinha muitos pontinhos, em que um deles era brilhante. Esse ponto brilhante era o Planeta Terra vista a uma distância de 6 000 000 000 km. Entretanto, as crianças foram desafiadas a fazer uma viagem rápida à Terra e observar com muita atenção o caminho (com ajuda de imagens). Foi dito às crianças que o oceano tem 362 000 000 km2 de área, 1 335 000 000 km2 de volume, 3700 m de profundidade média e que é quase ¾ da superfície da Terra. As crianças ficaram a perceber que existe água profunda fria e mais salgada e água superficial quente e menos salgada. Viram o trajeto que a água faz nos oceanos e descobriram que os oceanos poderão ser 1 só. Foi referido que muitos cientistas chamam ao Planeta Terra de Planeta Oceano.O cientista Francisco Andrade disse que o sítio mais profundo do oceano (11 000 m e pressão 1 100 kg/cm2) chama-se Fossa das Marianas e que apenas 12 pessoas a visitaram e que também à Lua foram 12 astronautas.As crianças puderam visualizar uma imagem noturna do Planeta Oceano (Terra) onde puderam ver manchas de luz. Essas manchas de luz eram indicativo da presença de pessoas. As crianças viram que há mais pessoas a viver nas zonas costeiras, pois perto do mar há outras condições e qualidade de vida. O cientista disse que o mar é a razão de haver vida.As crianças participaram numa experiência com o nosso cientista e chegaram à conclusão que a água no estado sólido (gelo), flutua na água líquida, mas o azeite em forma de gelo, desce e o azeite líquido sobe. O cientista falou sobre a baleia-comum. O dono dessa baleia-comum era o cientista. Tinha 16m de comprimento. As crianças viram uma vértebra dessa baleia e conseguiram pegar nela. Era grande e pesada. As crianças ficaram a saber que o maior animal que já existiu, é a baleia-azul. Tem até 30 metros. Fizeram uma outra experiência para testar a viscosidade da água. Tinham 2 berlindes para perceberem qual deles descia mais rápido. Se o berlinde que caia dentro de água ou o berlinde que caia fora de água. O que descia fora da água, descia mais rápido, ou seja, o ar é menos viscoso que a água. As crianças aprenderam que o oceano permite e suporta a vida na terra.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
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Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
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Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
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Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
PT/CV
Institution identifier
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Rules and/or conventions used
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ,2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição. Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ,2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição. Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
Status
Final
Level of detail
Full
Dates of creation revision deletion
Criado a: 15/07/2025
Language(s)
- Portuguese
Script(s)
Sources
Archivist's note
Criado por: Susana Sousa
Archivist's note
Imagem: Ciência Viva