Zona de identificação
Código de referência
PT/CV/CV-CF/8/4/286
Título
ECV - Encontro com o cientista - Francisco Andrade
Data(s)
- 2024-11-08 (Produção)
Nível de descrição
Documento composto
Dimensão e suporte
18 fotografias; digital
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
As crianças do jardim de infância da Escola Básica de António José de Almeida e de duas turmas
do 4º ano das escolas básicas do Beato e da Quinta dos Frades participaram na atividade
"Encontro com cientista" com o biólogo Francisco Andrade do MARE - Centro de Ciências do
Mar e Ambiente.
A sessão começou com uma pergunta – Porque há icebergs e baleias no mar? O cientista começou por pedir às crianças para olharem com muita atenção para uma imagem que tinha muitos pontinhos, em que um deles era brilhante. Esse ponto brilhante era o Planeta Terra vista a uma distância de 6 000 000 000 km. Entretanto, as crianças foram desafiadas a fazer uma viagem rápida à Terra e observar com muita atenção o caminho (com ajuda de imagens). Foi dito às crianças que o oceano tem 362 000 000 km2 de área, 1 335 000 000 km2 de volume, 3700 m de profundidade média e que é quase ¾ da superfície da Terra. As crianças ficaram a perceber que existe água profunda fria e mais salgada e água superficial quente e menos salgada. Viram o trajeto que a água faz nos oceanos e descobriram que os oceanos poderão ser 1 só. Foi referido que muitos cientistas chamam ao Planeta Terra de Planeta Oceano.O cientista Francisco Andrade disse que o sítio mais profundo do oceano (11 000 m e pressão 1 100 kg/cm2) chama-se Fossa das Marianas e que apenas 12 pessoas a visitaram e que também à Lua foram 12 astronautas.As crianças puderam visualizar uma imagem noturna do Planeta Oceano (Terra) onde puderam ver manchas de luz. Essas manchas de luz eram indicativo da presença de pessoas. As crianças viram que há mais pessoas a viver nas zonas costeiras, pois perto do mar há outras condições e qualidade de vida. O cientista disse que o mar é a razão de haver vida.As crianças participaram numa experiência com o nosso cientista e chegaram à conclusão que a água no estado sólido (gelo), flutua na água líquida, mas o azeite em forma de gelo, desce e o azeite líquido sobe. O cientista falou sobre a baleia-comum. O dono dessa baleia-comum era o cientista. Tinha 16m de comprimento. As crianças viram uma vértebra dessa baleia e conseguiram pegar nela. Era grande e pesada. As crianças ficaram a saber que o maior animal que já existiu, é a baleia-azul. Tem até 30 metros. Fizeram uma outra experiência para testar a viscosidade da água. Tinham 2 berlindes para perceberem qual deles descia mais rápido. Se o berlinde que caia dentro de água ou o berlinde que caia fora de água. O que descia fora da água, descia mais rápido, ou seja, o ar é menos viscoso que a água. As crianças aprenderam que o oceano permite e suporta a vida na terra.
do 4º ano das escolas básicas do Beato e da Quinta dos Frades participaram na atividade
"Encontro com cientista" com o biólogo Francisco Andrade do MARE - Centro de Ciências do
Mar e Ambiente.
A sessão começou com uma pergunta – Porque há icebergs e baleias no mar? O cientista começou por pedir às crianças para olharem com muita atenção para uma imagem que tinha muitos pontinhos, em que um deles era brilhante. Esse ponto brilhante era o Planeta Terra vista a uma distância de 6 000 000 000 km. Entretanto, as crianças foram desafiadas a fazer uma viagem rápida à Terra e observar com muita atenção o caminho (com ajuda de imagens). Foi dito às crianças que o oceano tem 362 000 000 km2 de área, 1 335 000 000 km2 de volume, 3700 m de profundidade média e que é quase ¾ da superfície da Terra. As crianças ficaram a perceber que existe água profunda fria e mais salgada e água superficial quente e menos salgada. Viram o trajeto que a água faz nos oceanos e descobriram que os oceanos poderão ser 1 só. Foi referido que muitos cientistas chamam ao Planeta Terra de Planeta Oceano.O cientista Francisco Andrade disse que o sítio mais profundo do oceano (11 000 m e pressão 1 100 kg/cm2) chama-se Fossa das Marianas e que apenas 12 pessoas a visitaram e que também à Lua foram 12 astronautas.As crianças puderam visualizar uma imagem noturna do Planeta Oceano (Terra) onde puderam ver manchas de luz. Essas manchas de luz eram indicativo da presença de pessoas. As crianças viram que há mais pessoas a viver nas zonas costeiras, pois perto do mar há outras condições e qualidade de vida. O cientista disse que o mar é a razão de haver vida.As crianças participaram numa experiência com o nosso cientista e chegaram à conclusão que a água no estado sólido (gelo), flutua na água líquida, mas o azeite em forma de gelo, desce e o azeite líquido sobe. O cientista falou sobre a baleia-comum. O dono dessa baleia-comum era o cientista. Tinha 16m de comprimento. As crianças viram uma vértebra dessa baleia e conseguiram pegar nela. Era grande e pesada. As crianças ficaram a saber que o maior animal que já existiu, é a baleia-azul. Tem até 30 metros. Fizeram uma outra experiência para testar a viscosidade da água. Tinham 2 berlindes para perceberem qual deles descia mais rápido. Se o berlinde que caia dentro de água ou o berlinde que caia fora de água. O que descia fora da água, descia mais rápido, ou seja, o ar é menos viscoso que a água. As crianças aprenderam que o oceano permite e suporta a vida na terra.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
PT/CV
Identificador da instituição
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Regras ou convenções utilizadas
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ,2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição. Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ,2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição. Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Criado a: 15/07/2025
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por: Susana Sousa
Nota do arquivista
Imagem: Ciência Viva