Documento composto PT/CV/CV-CF/8/4/297 - ECV - Encontro com o cientista - Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro

ECV - Encontro com o cientista - Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro ECV - Encontro com o cientista - Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro ECV - Encontro com o cientista - Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro ECV - Encontro com o cientista - Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro ECV - Encontro com o cientista - Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro ECV - Encontro com o cientista - Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro ECV - Encontro com o cientista - Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro ECV - Encontro com o cientista - Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro ECV - Encontro com o cientista - Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro ECV - Encontro com o cientista - Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro
Resultados 1 a 10 de 15 Mostrar tudo

Zona de identificação

Código de referência

PT/CV/CV-CF/8/4/297

Título

ECV - Encontro com o cientista - Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro

Data(s)

  • 2025-02-20 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

16 fotografias; digital

Zona do contexto

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

As crianças da educação pré-escolar do jardim de infância do Bairro do Armador e os alunos
do 3.º ano das Escolas Básicas e Jardins de Infância Alice Vieira e Sarah Afonso participaram
na atividade "Encontro com o cientista" com os biólogos Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro do
projeto Life Predator - MARE / ULisboa.
A sessão começou com perguntas simples mas importantes: O que são peixes? E o que é uma
espécie?As crianças descobriram que os peixes vivem na água, respiram com guelras, têm
escamas e barbatanas. Os cientistas explicaram ainda às crianças que uma espécie é um
grupo de peixes com as mesmas características que se reproduzem entre si.
Os cientistas questionaram as crianças se estas sabiam que existem cerca de 30.000 espécies de peixes no mundo.Nesta sessão as crianças ficaram a saber que em Portugal, existem 62 espécies, incluindo algumas muito especiais que só existem cá, como a lampreia, a ruivoca e duas espécies de boga.
Para além disso, os cientistas falaram ainda sobre espécies exóticas e invasoras, como o Silurus glanis — o peixe-gato-europeu, um predador gigante que chegou ao nosso país pelo rio Tejo em 2006.Este pode medir até 2,8 metros e pesar 130 kg. Alimenta-se de quase tudo o que encontra, ameaçando a sobrevivência das espécies nativas.
Filipe Ribeiro e Diogo Ribeiro explicaram que os cientistas trabalham para proteger os rios, ensinando os pescadores profissionais a não devolverem estes peixes à água e desafiaram chefs de cozinha a usarem-nos em receitas saborosas contribuindo para controlar esta ameaça.
A sessão terminou com uma atividade chamada “Encontra o teu par! Invasores à espreita!”, onde as crianças assumiram papéis de biólogos, peixes nativos e invasores. As crianças tinham como opção fugir, procurar ajuda ou capturar os invasores.
Foi ainda transmitido às crianças que uma espécie pode desaparecer com facilidade. Por isso, vamos todos devem contribuir para proteger a biodiversidade dos nossos rios.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos.

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

PT/CV

Identificador da instituição

Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Regras ou convenções utilizadas

DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª VERSÃO, LISBOA: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo, 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT,2004, ISBN 972-8107-69-2.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Criado a: 22/07/2025

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Criado por: Susana Sousa

Nota do arquivista

Imagem: Ciência Viva

Zona da incorporação