Zona de identificação
Código de referência
PT/CV/CV-CF/8/4/284
Título
ECV - Encontro com o cientista - Fernanda Delgado
Data(s)
- 2024-10-24 (Produção)
Nível de descrição
Documento composto
Dimensão e suporte
24 fotografias; digital
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
As crianças do jardim de infância do Parques das Nações e duas turmas de alunos
do 4º ano das Escolas Básicas e jardins de infância de Coruchéus e de Santo António participaram
na atividade "Encontro com o cientista" com a engenheira agrónoma Fernanda Delgado do
Instituto Politécnico de Castelo Branco.
As crianças foram desafiadas a tocar e cheirar muitas plantas diferentes: o eucalipto, a salsa, a hortelã, alfazema, orégãos, gerânio-limão, entre outras. Perceberam que as plantas são os seres vivos mais importantes do planeta e podem ser uma grande ajuda para a nossa saúde. Foi explicado que os vapores de eucalipto ou de tomilho desentopem o nariz. Que a camomila acalma as dores dos dentes a nascer. Que a alfazema faz bem a insónias. O alecrim estimula a memória.A salsa ajuda a regular a insulina.Foi explicado que a classificação de plantas aromáticas se devia àqueles pelinhos das plantas que conseguimos ver à lupa – tricomas – de onde são extraídos óleos essenciais muito importantes para o fabrico de vários produtos: perfumes, rações, cosméticos, detergentes…claro que, para as plantas, o que interessa é que as ajudam na polinização, a repelir predadores e a controlar pragas. Foi explicada a razão de se chamarem ervas aromáticas e não, por exemplo, ervas cheirosas.Porque quem tem cheiro são os animais…as plantas têm AROMAS! Descobrimos que todas as partes constituintes das plantas estão na nossa alimentação: raízes, caules, folhas, sementes e frutos. As plantas também podem ser medicinais ou condimentares, utilizadas em chás, infusões e cataplanas ou para enriquecer o sabor da nossa comida. O ponto alto deste encontro foi o “Jogo dos Aromas”: em equipa as crianças puderam cheirar e identificar vários aromas e ganhar (ou não) pontos.
do 4º ano das Escolas Básicas e jardins de infância de Coruchéus e de Santo António participaram
na atividade "Encontro com o cientista" com a engenheira agrónoma Fernanda Delgado do
Instituto Politécnico de Castelo Branco.
As crianças foram desafiadas a tocar e cheirar muitas plantas diferentes: o eucalipto, a salsa, a hortelã, alfazema, orégãos, gerânio-limão, entre outras. Perceberam que as plantas são os seres vivos mais importantes do planeta e podem ser uma grande ajuda para a nossa saúde. Foi explicado que os vapores de eucalipto ou de tomilho desentopem o nariz. Que a camomila acalma as dores dos dentes a nascer. Que a alfazema faz bem a insónias. O alecrim estimula a memória.A salsa ajuda a regular a insulina.Foi explicado que a classificação de plantas aromáticas se devia àqueles pelinhos das plantas que conseguimos ver à lupa – tricomas – de onde são extraídos óleos essenciais muito importantes para o fabrico de vários produtos: perfumes, rações, cosméticos, detergentes…claro que, para as plantas, o que interessa é que as ajudam na polinização, a repelir predadores e a controlar pragas. Foi explicada a razão de se chamarem ervas aromáticas e não, por exemplo, ervas cheirosas.Porque quem tem cheiro são os animais…as plantas têm AROMAS! Descobrimos que todas as partes constituintes das plantas estão na nossa alimentação: raízes, caules, folhas, sementes e frutos. As plantas também podem ser medicinais ou condimentares, utilizadas em chás, infusões e cataplanas ou para enriquecer o sabor da nossa comida. O ponto alto deste encontro foi o “Jogo dos Aromas”: em equipa as crianças puderam cheirar e identificar vários aromas e ganhar (ou não) pontos.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
PT/CV
Identificador da instituição
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Regras ou convenções utilizadas
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS -PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Criada a: 14/07/2025
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por: Susana Sousa
Nota do arquivista
Imagem: Ciência Viva