Zona de identificação
Código de referência
PT/CV/CV-CF/8/4/296
Título
ECV - Encontro com o cientista - Davi Barbosa
Data(s)
- 2025-02-13 (Produção)
Nível de descrição
Documento composto
Dimensão e suporte
18 fotografias; digital
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
As crianças da educação pré-escolar do jardim de infância da Escola Básica 1/ Jardim de Infância
Aquilino Ribeiro e duas turmas do 3º e 4º ano das Escolas Básicas Luiza Neto Jorge e Aida Vieira
participaram na atividade "Encontro com o cientista" com o astrofísico e investigador Davi
Barbosa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Nesta sessão o cientista contou às crianças a sua história de vida. Durante a sua licenciatura de engenharia, nunca mais esqueceu uma aula muito interessante com um professor de Astrofísica. Um dia, esse professor, desafiou-o a fazer o mestrado em Astrofísica. O cientista Davi Barbosa achou que não era a sua área, que isso era para os inteligentes sobredotados, mas aceitou o desafio e percebeu que era mesmo a ciência que mais gostava. E referiu às crianças que o estudo da ciência não está relacionado com a inteligência acima da média, mas sim da persistência, da curiosidade, da vontade em responder a perguntas … e assim Davi Barbosa tomou a decisão de deixar a engenharia e atualmente é um astrofísico dedicado ao estudo das galáxias. Entretanto, o cientista nesta sessão para melhor compreensão das crianças de como é constituido o universo recorreu a título de exemplo ao pastel de nata. Este é constituido por açúcar, farinha, casca de limão, canela, leite já as galáxias são formadas por Luas, satélites naturais, os Planetas, e estrelas como o sol. O cientista explicou às crianças que o planeta Júpiter é muito maior que a Terra e que conseguiriamos colocar mais de mil Terras dentro de Júpiter. Posteriormente explicou que em Saturno ocorrem grandes espetáculos de luz, as auroras e na maioria das vezes, as estrelas estão juntas duas a duas, em sistemas binários, em que elas giram em torno uma da outra, formando-se os aglomerados globulares (grupos de estrelas). O cientista contou às crianças uma curiosidade: o facto de nós desenharmos as estrelas com pontas porque as imagens que nós vemos das estrelas são obtidas por instrumentos que produzem um efeito ótico que faz com que pareçam ter essas pontas, mas na realidade elas são redondas. Contou também que no universo também existe gás, que é muito importante para a formação das estrelas formando-se as nebulosas que são concentrações de gás e poeira estelar de cores vivas, semelhantes a nuvens. Então, o conjunto do gás, poeira, estrelas, buracos negros, planetas e outros são o que formam as galáxias. O conjunto das galáxias formam o aglomerado de galáxias (centenas e milhares de galáxias mantidas agrupadas pela gravidade). Concluiu que no universo também há pastéis de nata. Se existem no Planeta Terra, também fazem parte do universo.
Aquilino Ribeiro e duas turmas do 3º e 4º ano das Escolas Básicas Luiza Neto Jorge e Aida Vieira
participaram na atividade "Encontro com o cientista" com o astrofísico e investigador Davi
Barbosa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Nesta sessão o cientista contou às crianças a sua história de vida. Durante a sua licenciatura de engenharia, nunca mais esqueceu uma aula muito interessante com um professor de Astrofísica. Um dia, esse professor, desafiou-o a fazer o mestrado em Astrofísica. O cientista Davi Barbosa achou que não era a sua área, que isso era para os inteligentes sobredotados, mas aceitou o desafio e percebeu que era mesmo a ciência que mais gostava. E referiu às crianças que o estudo da ciência não está relacionado com a inteligência acima da média, mas sim da persistência, da curiosidade, da vontade em responder a perguntas … e assim Davi Barbosa tomou a decisão de deixar a engenharia e atualmente é um astrofísico dedicado ao estudo das galáxias. Entretanto, o cientista nesta sessão para melhor compreensão das crianças de como é constituido o universo recorreu a título de exemplo ao pastel de nata. Este é constituido por açúcar, farinha, casca de limão, canela, leite já as galáxias são formadas por Luas, satélites naturais, os Planetas, e estrelas como o sol. O cientista explicou às crianças que o planeta Júpiter é muito maior que a Terra e que conseguiriamos colocar mais de mil Terras dentro de Júpiter. Posteriormente explicou que em Saturno ocorrem grandes espetáculos de luz, as auroras e na maioria das vezes, as estrelas estão juntas duas a duas, em sistemas binários, em que elas giram em torno uma da outra, formando-se os aglomerados globulares (grupos de estrelas). O cientista contou às crianças uma curiosidade: o facto de nós desenharmos as estrelas com pontas porque as imagens que nós vemos das estrelas são obtidas por instrumentos que produzem um efeito ótico que faz com que pareçam ter essas pontas, mas na realidade elas são redondas. Contou também que no universo também existe gás, que é muito importante para a formação das estrelas formando-se as nebulosas que são concentrações de gás e poeira estelar de cores vivas, semelhantes a nuvens. Então, o conjunto do gás, poeira, estrelas, buracos negros, planetas e outros são o que formam as galáxias. O conjunto das galáxias formam o aglomerado de galáxias (centenas e milhares de galáxias mantidas agrupadas pela gravidade). Concluiu que no universo também há pastéis de nata. Se existem no Planeta Terra, também fazem parte do universo.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
PT/CV
Identificador da instituição
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Regras ou convenções utilizadas
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN: 978-972-8107-91-8.
ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição. Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN 972-8107-69-2.
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN: 978-972-8107-91-8.
ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição. Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN 972-8107-69-2.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Criado a: 22/07/2025
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por: Susana Sousa
Nota do arquivista
Imagem: Ciência Viva