Documento composto PT/CV/CV-CF/8/4/296 - ECV - Encontro com o cientista - Davi Barbosa

ECV - Encontro com o cientista - Davi Barbosa ECV - Encontro com o cientista - Davi Barbosa ECV - Encontro com o cientista - Davi Barbosa ECV - Encontro com o cientista - Davi Barbosa ECV - Encontro com o cientista - Davi Barbosa ECV - Encontro com o cientista - Davi Barbosa ECV - Encontro com o cientista - Davi Barbosa ECV - Encontro com o cientista - Davi Barbosa ECV - Encontro com o cientista - Davi Barbosa ECV - Encontro com o cientista - Davi Barbosa
Results 1 to 10 of 18 Show all

Identity area

Reference code

PT/CV/CV-CF/8/4/296

Title

ECV - Encontro com o cientista - Davi Barbosa

Date(s)

  • 2025-02-13 (Creation)

Level of description

Documento composto

Extent and medium

18 fotografias; digital

Context area

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

As crianças da educação pré-escolar do jardim de infância da Escola Básica 1/ Jardim de Infância
Aquilino Ribeiro e duas turmas do 3º e 4º ano das Escolas Básicas Luiza Neto Jorge e Aida Vieira
participaram na atividade "Encontro com o cientista" com o astrofísico e investigador Davi
Barbosa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Nesta sessão o cientista contou às crianças a sua história de vida. Durante a sua licenciatura de engenharia, nunca mais esqueceu uma aula muito interessante com um professor de Astrofísica. Um dia, esse professor, desafiou-o a fazer o mestrado em Astrofísica. O cientista Davi Barbosa achou que não era a sua área, que isso era para os inteligentes sobredotados, mas aceitou o desafio e percebeu que era mesmo a ciência que mais gostava. E referiu às crianças que o estudo da ciência não está relacionado com a inteligência acima da média, mas sim da persistência, da curiosidade, da vontade em responder a perguntas … e assim Davi Barbosa tomou a decisão de deixar a engenharia e atualmente é um astrofísico dedicado ao estudo das galáxias. Entretanto, o cientista nesta sessão para melhor compreensão das crianças de como é constituido o universo recorreu a título de exemplo ao pastel de nata. Este é constituido por açúcar, farinha, casca de limão, canela, leite já as galáxias são formadas por Luas, satélites naturais, os Planetas, e estrelas como o sol. O cientista explicou às crianças que o planeta Júpiter é muito maior que a Terra e que conseguiriamos colocar mais de mil Terras dentro de Júpiter. Posteriormente explicou que em Saturno ocorrem grandes espetáculos de luz, as auroras e na maioria das vezes, as estrelas estão juntas duas a duas, em sistemas binários, em que elas giram em torno uma da outra, formando-se os aglomerados globulares (grupos de estrelas). O cientista contou às crianças uma curiosidade: o facto de nós desenharmos as estrelas com pontas porque as imagens que nós vemos das estrelas são obtidas por instrumentos que produzem um efeito ótico que faz com que pareçam ter essas pontas, mas na realidade elas são redondas. Contou também que no universo também existe gás, que é muito importante para a formação das estrelas formando-se as nebulosas que são concentrações de gás e poeira estelar de cores vivas, semelhantes a nuvens. Então, o conjunto do gás, poeira, estrelas, buracos negros, planetas e outros são o que formam as galáxias. O conjunto das galáxias formam o aglomerado de galáxias (centenas e milhares de galáxias mantidas agrupadas pela gravidade). Concluiu que no universo também há pastéis de nata. Se existem no Planeta Terra, também fazem parte do universo.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos.

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

PT/CV

Institution identifier

Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Rules and/or conventions used

DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN: 978-972-8107-91-8.
ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição. Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN 972-8107-69-2.

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation revision deletion

Criado a: 22/07/2025

Language(s)

  • Portuguese

Script(s)

Sources

Archivist's note

Criado por: Susana Sousa

Archivist's note

Imagem: Ciência Viva

Accession area