Zona de identificação
Código de referência
PT/CV/CV-CF/8/4/261
Título
ECV - Encontro com o cientista - Cláudia Quaresma
Data(s)
- 2024-01-25 (Produção)
Nível de descrição
Documento composto
Dimensão e suporte
6 fotografias; digital
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
As crianças do Jardim de Infância Victor Palla , alunos da Escola Básica Alta de Lisboa e os alunos da Escola Básica Quinta dos Frades participaram na atividade "Encontro com o cientista" com a engenheira biomédica e investigadora Cláudia Quaresma da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
A engenheira biomédica criou dispositivos e aplicações na área da saúde para ajudar
crianças e adultos que têm dificuldades motoras. Os alunos viram um video em que
através de uma aplicação dois meninos conseguem brincar com um leão e com uma
galinha. Tiveram a oportunidade de conhecer diversas próteses e dispositivos criados
através de modelagem 3D, compreendendo, assim, que a tecnologia pode melhorar
o dia a dia de quem tem dificuldades/limitações.
Conheceram também diferentes tipos de filamento como o PLA mais rígido, o Filaflex e
até tecido humano.
Aprenderam que através da tecnologia personalizam-se objetos de acordo com as
necessidades de cada pessoa que facilitam a utilização de talheres, andar de bicicleta,
tocar guitarra ou o uso de material de escrita.
A modelagem 3D é cada vez mais utilizada na criação de órgãos para treino de cirurgia
e para ensino.Foram apresentados todos os passos para a conceção de um objetos:
uma reunião inicial preparatória, o desenho e a modelagem da peça.
Os alunos também puderam ver a impressora 3D a trabalhar, criando uma peça
simples. Através desta atividade pretendeu-se demonstrar que um cientista pode
mudar e melhorar a vida das pessoas.
A engenheira biomédica criou dispositivos e aplicações na área da saúde para ajudar
crianças e adultos que têm dificuldades motoras. Os alunos viram um video em que
através de uma aplicação dois meninos conseguem brincar com um leão e com uma
galinha. Tiveram a oportunidade de conhecer diversas próteses e dispositivos criados
através de modelagem 3D, compreendendo, assim, que a tecnologia pode melhorar
o dia a dia de quem tem dificuldades/limitações.
Conheceram também diferentes tipos de filamento como o PLA mais rígido, o Filaflex e
até tecido humano.
Aprenderam que através da tecnologia personalizam-se objetos de acordo com as
necessidades de cada pessoa que facilitam a utilização de talheres, andar de bicicleta,
tocar guitarra ou o uso de material de escrita.
A modelagem 3D é cada vez mais utilizada na criação de órgãos para treino de cirurgia
e para ensino.Foram apresentados todos os passos para a conceção de um objetos:
uma reunião inicial preparatória, o desenho e a modelagem da peça.
Os alunos também puderam ver a impressora 3D a trabalhar, criando uma peça
simples. Através desta atividade pretendeu-se demonstrar que um cientista pode
mudar e melhorar a vida das pessoas.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas; Folha de recolha de dados de documentos iconográficos; Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
PT/CV
Identificador da instituição
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Regras ou convenções utilizadas
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª VERSÃO, LISBOA:DGARQ,2007.
ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD (G): NORMA GERAL INTERNACIONAL DE DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA: adotada pelo Comité de Normas de Descrição , Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª VERSÃO, LISBOA:DGARQ,2007.
ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD (G): NORMA GERAL INTERNACIONAL DE DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA: adotada pelo Comité de Normas de Descrição , Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Criado a: 20/06/2025
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por: Susana Sousa
Nota do arquivista
Imagem: Ciência Viva