Documento composto PT/CV/CV-CF/8/4/295 - ECV - Encontro com o cientista - Cláudia Quaresma

ECV - Encontro com o cientista - Cláudia Quaresma ECV - Encontro com o cientista - Cláudia Quaresma ECV - Encontro com o cientista - Cláudia Quaresma ECV - Encontro com o cientista - Cláudia Quaresma ECV - Encontro com o cientista - Cláudia Quaresma ECV - Encontro com o cientista - Cláudia Quaresma ECV - Encontro com o cientista - Cláudia Quaresma ECV - Encontro com o cientista - Cláudia Quaresma ECV - Encontro com o cientista - Cláudia Quaresma ECV - Encontro com o cientista - Cláudia Quaresma
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Zona de identificação

Código de referência

PT/CV/CV-CF/8/4/295

Título

ECV - Encontro com o cientista - Cláudia Quaresma

Data(s)

  • 2025-02-05 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

14 fotografias; digital

Zona do contexto

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

As crianças da educação pré-escolar do jardim de infância da Escola Básica 1/ Jardim de Infância
Santo Condestável e das duas turmas do 4.º ano da Escola Básica do 1º ciclo de Caselas e
Escola Básica 1 / Jardim de Infância Infante D. Henriques participaram na atividade " Encontro
com o cientista" com a investigadora Cláudia Quaresma da Faculdade de Ciências e Tecnologia
da Universidade Nova de Lisboa.
Nesta sessão Cláudia Quaresma explicou às crianças que queria ser cientista porque sempre desejou ajudar as pessoas que têm dificuldades motoras a fazer as tarefas normais do dia-a-dia. A cientista referiu que o primeiro equipamento que fez, foi desenhar e construir um equipamento para medir a posição das vértebras pois muitas pessoas sofrem de dores na região lombar. A cientista explicou igualmente que cria dispositivos e aplicações na área da saúde para ajudar crianças e adultos que têm dificuldades motoras ou não têm membros. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diversas próteses e dispositivos criados através de modelagem 3D, compreendendo, assim, que a tecnologia pode melhorar o dia a dia de quem tem dificuldades/limitações. Conheceram também diferentes tipos de filamento como o PLA mais rígido, o Filaflex e até tecido humano.
A cientista referiu que os utentes (crianças ou adultos), a sua família em conjunto com a equipa acabam por ajudar a fazer ciência pois cada peça que a equipa da cientista produz, contribui para aperfeiçoar a técnica.
Nesta sessão os alunos aprenderam que através da tecnologia personalizam-se objetos de acordo com as necessidades de cada pessoa que facilitam a utilização de talheres, andar de bicicleta, tocar guitarra ou o uso de material de escrita. A modelagem 3D é cada vez mais utilizada na criação de órgãos para treino de cirurgia e para ensino. Os alunos também puderam ver a impressora 3D a trabalhar, criando uma peça simples, um dedo. No final da sessão as crianças puderam concluir que um cientista pode mudar e melhorar a vida das pessoas.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos.

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

PT/CV

Identificador da instituição

Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Regras ou convenções utilizadas

DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA; 2.ª versão, Lisboa: DGARQ,2007. ISBN: 978-972-8107-91-8.
ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo, 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Criado a: 21/07/2025

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Criado por: Susana Sousa

Zona da incorporação