Zona de identificação
Código de referência
PT/CV/CV-CF/8/4/266
Título
ECV - Encontro com o cientista - Bruno Gonçalves
Data(s)
- 2024-03-07 (Produção)
Nível de descrição
Documento composto
Dimensão e suporte
7 fotografias; digital
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os alunos da Escola Básica Infante D. Henrique, os alunos da Escola Básica "O Leão de Arroios"
e os alunos da Escola Básica Moinhos do Restelo participaram na atividade "Encontro com o
cientista" com o físico Bruno Gonçalves do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Começou por questionar os alunos sobre o que faz um cientista, enumerando as tarefas que os cientistas realizam.
Para introduzir o tema da eletricidade estabeleceu um diálogo com os alunos inquirindo-os sobre o que é a eletricidade, qual a sua utilidade e formas de gerar eletricidade, como a eólica, solar, fóssil, hidroelétrica e nuclear.
E como será possível obter energia nuclear? Através de plasma. 99% da energia do universo é plasma, consegui-lo é como aprisionar uma estrela na Terra. Construir uma máquina de produção de plasma é como montar blocos de lego, começamos com uma caixa em forma de Donut, depois criamos campos magnéticos com imanes que aprisionam o plasma, depois muitas camadas de ferro e mais imanes. O ITER é a máquina que aprisiona a energia das estrelas (plasma) na Terra, (reator internacional termo nuclear), uma estrutura de 2600 toneladas baseado na tecnologia do Tokamak.
Esta máquina funde a 150 milhões de graus, bem mais que a temperatura do sol que é 5499 graus centigrados. O projeto ITER é uma experiência destinada a atingir a próxima fase na evolução da energia nuclear, como meio de produzir eletricidade isenta de emissões.
Esta forma de energia é bem mais limpa que a energia fóssil, se pensarmos que produzir energia para a cidade de Lisboa seriam necessários 4 000 000 litros de carvão e 250 000 de petróleo, e apenas 60 kg de energia de fusão nuclear!
e os alunos da Escola Básica Moinhos do Restelo participaram na atividade "Encontro com o
cientista" com o físico Bruno Gonçalves do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Começou por questionar os alunos sobre o que faz um cientista, enumerando as tarefas que os cientistas realizam.
Para introduzir o tema da eletricidade estabeleceu um diálogo com os alunos inquirindo-os sobre o que é a eletricidade, qual a sua utilidade e formas de gerar eletricidade, como a eólica, solar, fóssil, hidroelétrica e nuclear.
E como será possível obter energia nuclear? Através de plasma. 99% da energia do universo é plasma, consegui-lo é como aprisionar uma estrela na Terra. Construir uma máquina de produção de plasma é como montar blocos de lego, começamos com uma caixa em forma de Donut, depois criamos campos magnéticos com imanes que aprisionam o plasma, depois muitas camadas de ferro e mais imanes. O ITER é a máquina que aprisiona a energia das estrelas (plasma) na Terra, (reator internacional termo nuclear), uma estrutura de 2600 toneladas baseado na tecnologia do Tokamak.
Esta máquina funde a 150 milhões de graus, bem mais que a temperatura do sol que é 5499 graus centigrados. O projeto ITER é uma experiência destinada a atingir a próxima fase na evolução da energia nuclear, como meio de produzir eletricidade isenta de emissões.
Esta forma de energia é bem mais limpa que a energia fóssil, se pensarmos que produzir energia para a cidade de Lisboa seriam necessários 4 000 000 litros de carvão e 250 000 de petróleo, e apenas 60 kg de energia de fusão nuclear!
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
PT/CV
Identificador da instituição
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Regras ou convenções utilizadas
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa:DGARQ,2007. ISBN 978 - 972 - 8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Criado a: 25/06/2025
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por: Susana Sousa
Nota do arquivista
Imagem:Ciência Viva