Identity area
Reference code
PT/CV/CV-CF/8/4/266
Title
ECV - Encontro com o cientista - Bruno Gonçalves
Date(s)
- 2024-03-07 (Creation)
Level of description
Documento composto
Extent and medium
7 fotografias; digital
Context area
Name of creator
Biographical history
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Os alunos da Escola Básica Infante D. Henrique, os alunos da Escola Básica "O Leão de Arroios"
e os alunos da Escola Básica Moinhos do Restelo participaram na atividade "Encontro com o
cientista" com o físico Bruno Gonçalves do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Começou por questionar os alunos sobre o que faz um cientista, enumerando as tarefas que os cientistas realizam.
Para introduzir o tema da eletricidade estabeleceu um diálogo com os alunos inquirindo-os sobre o que é a eletricidade, qual a sua utilidade e formas de gerar eletricidade, como a eólica, solar, fóssil, hidroelétrica e nuclear.
E como será possível obter energia nuclear? Através de plasma. 99% da energia do universo é plasma, consegui-lo é como aprisionar uma estrela na Terra. Construir uma máquina de produção de plasma é como montar blocos de lego, começamos com uma caixa em forma de Donut, depois criamos campos magnéticos com imanes que aprisionam o plasma, depois muitas camadas de ferro e mais imanes. O ITER é a máquina que aprisiona a energia das estrelas (plasma) na Terra, (reator internacional termo nuclear), uma estrutura de 2600 toneladas baseado na tecnologia do Tokamak.
Esta máquina funde a 150 milhões de graus, bem mais que a temperatura do sol que é 5499 graus centigrados. O projeto ITER é uma experiência destinada a atingir a próxima fase na evolução da energia nuclear, como meio de produzir eletricidade isenta de emissões.
Esta forma de energia é bem mais limpa que a energia fóssil, se pensarmos que produzir energia para a cidade de Lisboa seriam necessários 4 000 000 litros de carvão e 250 000 de petróleo, e apenas 60 kg de energia de fusão nuclear!
e os alunos da Escola Básica Moinhos do Restelo participaram na atividade "Encontro com o
cientista" com o físico Bruno Gonçalves do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Começou por questionar os alunos sobre o que faz um cientista, enumerando as tarefas que os cientistas realizam.
Para introduzir o tema da eletricidade estabeleceu um diálogo com os alunos inquirindo-os sobre o que é a eletricidade, qual a sua utilidade e formas de gerar eletricidade, como a eólica, solar, fóssil, hidroelétrica e nuclear.
E como será possível obter energia nuclear? Através de plasma. 99% da energia do universo é plasma, consegui-lo é como aprisionar uma estrela na Terra. Construir uma máquina de produção de plasma é como montar blocos de lego, começamos com uma caixa em forma de Donut, depois criamos campos magnéticos com imanes que aprisionam o plasma, depois muitas camadas de ferro e mais imanes. O ITER é a máquina que aprisiona a energia das estrelas (plasma) na Terra, (reator internacional termo nuclear), uma estrutura de 2600 toneladas baseado na tecnologia do Tokamak.
Esta máquina funde a 150 milhões de graus, bem mais que a temperatura do sol que é 5499 graus centigrados. O projeto ITER é uma experiência destinada a atingir a próxima fase na evolução da energia nuclear, como meio de produzir eletricidade isenta de emissões.
Esta forma de energia é bem mais limpa que a energia fóssil, se pensarmos que produzir energia para a cidade de Lisboa seriam necessários 4 000 000 litros de carvão e 250 000 de petróleo, e apenas 60 kg de energia de fusão nuclear!
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
PT/CV
Institution identifier
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Rules and/or conventions used
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa:DGARQ,2007. ISBN 978 - 972 - 8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
Status
Final
Level of detail
Full
Dates of creation revision deletion
Criado a: 25/06/2025
Language(s)
- Portuguese
Script(s)
Sources
Archivist's note
Criado por: Susana Sousa
Archivist's note
Imagem:Ciência Viva