Documento composto PT/CV/CV-CF/8/4/289 - ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião

ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião
Resultados 1 a 10 de 17 Mostrar tudo

Zona de identificação

Código de referência

PT/CV/CV-CF/8/4/289

Título

ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião

Data(s)

  • 2024-11-28 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

18 fotografias; digital

Zona do contexto

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

As crianças do jardim de infância da Escola Básica 1/ Jardim de Infância de Telheiras e as duas
turmas do 4º ano das escolas básicas Dr. Nuno Cordeiro Ferreira e Padre José Manuel Rocha e Melo participaram na atividade "Encontro com o cientista" com a cientista Ana Sebastião, Diretora do Instituto de Farmacologia e Neurociências da Faculdade de Medicina da
Universidade de Lisboa. As crianças aprenderam o que é um neurocientista, de uma forma bem divertida. Foi feita a seguinte questão às crianças sabiam que tanto humanos como animais têm cérebro? Todos os cérebros são parecidos na forma, apenas o tamanho é que é diferente. Foram mostrados às crianças vários cérebros e aprenderam que até a minhoca tem um. As crianças viram o cérebro de uma ovelha e de um rato. Viram igualmente um modelo de um cérebro humano. Foi explicado às crianças que estas precisam do cérebro para pensar, para se movimentarem, para sentirem emoções, para descobrir, aprender, falar, ouvir...e essas capacidades estão todas dentro do crânio, distribuídas por áreas diferentes. É por isso que tem de se ter certos cuidados. Como sabemos isso? Se colocarmos um ovo numa caixa com água e agitarmos com muita força, o ovo não parte, mas se retiramos a água e agitarmos, o ovo parte. Assim percebemos que é muito importante utilizarmos uma proteção, como um capacete, quando participamos em atividades nas quais corremos o risco de "partir" a cabeça. Foi explicado às crianças para imaginaram que estragavam alguma parte do cérebro.... Lá dentro temos umas células que comunicam umas com as outras através de neurotransmissores. As crianças também fingiram que eram elas a passar massinhas uns aos outros. É uma rede com uma tarefa difícil! Foi explicado às crianças que se colocassem todos os neurónios em fila, ficávam com uma estrada tão comprida que chegava a Barcelona. As crianças também fizeram um jogo em que cada carta era uma célula do cérebro, cada uma com a sua função. As crianças tiveram também a oportunidade de manusear alguns dos instrumentos de laboratório da cientista Ana Sebastião.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

PT/CV

Identificador da instituição

Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Regras ou convenções utilizadas

DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVO - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivos. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Criado a: 16/07/2025

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Criado por: Susana Sousa

Nota do arquivista

Imagem: Ciência Viva

Zona da incorporação