Zona de identificação
Código de referência
PT/CV/CV-CF/8/4/289
Título
ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião
Data(s)
- 2024-11-28 (Produção)
Nível de descrição
Documento composto
Dimensão e suporte
18 fotografias; digital
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
As crianças do jardim de infância da Escola Básica 1/ Jardim de Infância de Telheiras e as duas
turmas do 4º ano das escolas básicas Dr. Nuno Cordeiro Ferreira e Padre José Manuel Rocha e Melo participaram na atividade "Encontro com o cientista" com a cientista Ana Sebastião, Diretora do Instituto de Farmacologia e Neurociências da Faculdade de Medicina da
Universidade de Lisboa. As crianças aprenderam o que é um neurocientista, de uma forma bem divertida. Foi feita a seguinte questão às crianças sabiam que tanto humanos como animais têm cérebro? Todos os cérebros são parecidos na forma, apenas o tamanho é que é diferente. Foram mostrados às crianças vários cérebros e aprenderam que até a minhoca tem um. As crianças viram o cérebro de uma ovelha e de um rato. Viram igualmente um modelo de um cérebro humano. Foi explicado às crianças que estas precisam do cérebro para pensar, para se movimentarem, para sentirem emoções, para descobrir, aprender, falar, ouvir...e essas capacidades estão todas dentro do crânio, distribuídas por áreas diferentes. É por isso que tem de se ter certos cuidados. Como sabemos isso? Se colocarmos um ovo numa caixa com água e agitarmos com muita força, o ovo não parte, mas se retiramos a água e agitarmos, o ovo parte. Assim percebemos que é muito importante utilizarmos uma proteção, como um capacete, quando participamos em atividades nas quais corremos o risco de "partir" a cabeça. Foi explicado às crianças para imaginaram que estragavam alguma parte do cérebro.... Lá dentro temos umas células que comunicam umas com as outras através de neurotransmissores. As crianças também fingiram que eram elas a passar massinhas uns aos outros. É uma rede com uma tarefa difícil! Foi explicado às crianças que se colocassem todos os neurónios em fila, ficávam com uma estrada tão comprida que chegava a Barcelona. As crianças também fizeram um jogo em que cada carta era uma célula do cérebro, cada uma com a sua função. As crianças tiveram também a oportunidade de manusear alguns dos instrumentos de laboratório da cientista Ana Sebastião.
turmas do 4º ano das escolas básicas Dr. Nuno Cordeiro Ferreira e Padre José Manuel Rocha e Melo participaram na atividade "Encontro com o cientista" com a cientista Ana Sebastião, Diretora do Instituto de Farmacologia e Neurociências da Faculdade de Medicina da
Universidade de Lisboa. As crianças aprenderam o que é um neurocientista, de uma forma bem divertida. Foi feita a seguinte questão às crianças sabiam que tanto humanos como animais têm cérebro? Todos os cérebros são parecidos na forma, apenas o tamanho é que é diferente. Foram mostrados às crianças vários cérebros e aprenderam que até a minhoca tem um. As crianças viram o cérebro de uma ovelha e de um rato. Viram igualmente um modelo de um cérebro humano. Foi explicado às crianças que estas precisam do cérebro para pensar, para se movimentarem, para sentirem emoções, para descobrir, aprender, falar, ouvir...e essas capacidades estão todas dentro do crânio, distribuídas por áreas diferentes. É por isso que tem de se ter certos cuidados. Como sabemos isso? Se colocarmos um ovo numa caixa com água e agitarmos com muita força, o ovo não parte, mas se retiramos a água e agitarmos, o ovo parte. Assim percebemos que é muito importante utilizarmos uma proteção, como um capacete, quando participamos em atividades nas quais corremos o risco de "partir" a cabeça. Foi explicado às crianças para imaginaram que estragavam alguma parte do cérebro.... Lá dentro temos umas células que comunicam umas com as outras através de neurotransmissores. As crianças também fingiram que eram elas a passar massinhas uns aos outros. É uma rede com uma tarefa difícil! Foi explicado às crianças que se colocassem todos os neurónios em fila, ficávam com uma estrada tão comprida que chegava a Barcelona. As crianças também fizeram um jogo em que cada carta era uma célula do cérebro, cada uma com a sua função. As crianças tiveram também a oportunidade de manusear alguns dos instrumentos de laboratório da cientista Ana Sebastião.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
PT/CV
Identificador da instituição
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Regras ou convenções utilizadas
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVO - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivos. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivos. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Criado a: 16/07/2025
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por: Susana Sousa
Nota do arquivista
Imagem: Ciência Viva