Documento composto PT/CV/CV-CF/8/4/289 - ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião

ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião
Results 1 to 10 of 17 Show all

Identity area

Reference code

PT/CV/CV-CF/8/4/289

Title

ECV - Encontro com o cientista - Ana Sebastião

Date(s)

  • 2024-11-28 (Creation)

Level of description

Documento composto

Extent and medium

18 fotografias; digital

Context area

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

As crianças do jardim de infância da Escola Básica 1/ Jardim de Infância de Telheiras e as duas
turmas do 4º ano das escolas básicas Dr. Nuno Cordeiro Ferreira e Padre José Manuel Rocha e Melo participaram na atividade "Encontro com o cientista" com a cientista Ana Sebastião, Diretora do Instituto de Farmacologia e Neurociências da Faculdade de Medicina da
Universidade de Lisboa. As crianças aprenderam o que é um neurocientista, de uma forma bem divertida. Foi feita a seguinte questão às crianças sabiam que tanto humanos como animais têm cérebro? Todos os cérebros são parecidos na forma, apenas o tamanho é que é diferente. Foram mostrados às crianças vários cérebros e aprenderam que até a minhoca tem um. As crianças viram o cérebro de uma ovelha e de um rato. Viram igualmente um modelo de um cérebro humano. Foi explicado às crianças que estas precisam do cérebro para pensar, para se movimentarem, para sentirem emoções, para descobrir, aprender, falar, ouvir...e essas capacidades estão todas dentro do crânio, distribuídas por áreas diferentes. É por isso que tem de se ter certos cuidados. Como sabemos isso? Se colocarmos um ovo numa caixa com água e agitarmos com muita força, o ovo não parte, mas se retiramos a água e agitarmos, o ovo parte. Assim percebemos que é muito importante utilizarmos uma proteção, como um capacete, quando participamos em atividades nas quais corremos o risco de "partir" a cabeça. Foi explicado às crianças para imaginaram que estragavam alguma parte do cérebro.... Lá dentro temos umas células que comunicam umas com as outras através de neurotransmissores. As crianças também fingiram que eram elas a passar massinhas uns aos outros. É uma rede com uma tarefa difícil! Foi explicado às crianças que se colocassem todos os neurónios em fila, ficávam com uma estrada tão comprida que chegava a Barcelona. As crianças também fizeram um jogo em que cada carta era uma célula do cérebro, cada uma com a sua função. As crianças tiveram também a oportunidade de manusear alguns dos instrumentos de laboratório da cientista Ana Sebastião.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

PT/CV

Institution identifier

Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Rules and/or conventions used

DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVO - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivos. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation revision deletion

Criado a: 16/07/2025

Language(s)

  • Portuguese

Script(s)

Sources

Archivist's note

Criado por: Susana Sousa

Archivist's note

Imagem: Ciência Viva

Accession area