Zona de identificação
Código de referência
PT/CV/CV-CF/8/4/291
Título
ECV - Encontro com o cientista - Maria Manuel Torres
Data(s)
- 2025-01-09 (Produção)
Nível de descrição
Documento composto
Dimensão e suporte
26 fotografias; digital
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
As crianças do Jardim de Infância Santo António e as duas turmas do 4º ano das Escolas Básicas
Quinta dos Frades e do Beato participaram na atividade "Encontro com o cientista" com a
matemática Maria Manuel Torres do Departamento de Matemática e investigadora do
Centro de Análise Funcional e Estruturas Lineares da Faculdade de Ciências da Universidade de
Lisboa.
A cientista iniciou a sessão com a seguinte pergunta às crianças: "O que é a matemática?" . As crianças responderam que para elas a matemática é números, contar, fazer contas, quadrado, retângulo, circulo, oval etc.Maria Manuel Torres, cientista de matemática, conversou com as crianças sobre animais de estimação, recorte e colagem, pulseiras, de mãe e filho, pintura, magia, história de Portugal, criatividade, imaginação e até contou uma história de uma princesa, pois segundo a cientista na realidade a matemática está em tudo isto. Nesta sessão as crianças fizeram experiências com várias técnicas de recorte, aprenderam a transformar uma pulseira de papel em duas e uma pulseira noutra com uma pequena agarrada como se fosse um filhinho. Mais difícil ainda foi aprender uma técnica de recorte que transforma uma folha numa circunferência gigante. Esta última técnica aprendemos com a história da Princesa Dido, princesa da matemática. A cientista de matemática Maria Manuel Torres nesta sessão também mostrou 5 tabelas e sem olhar para os números de cada tabela, conseguiu saber o dia do aniversário de cada estudante sempre que diziam em que tabelas se encontrava o número do seu aniversário. A cientista explicou às crianças que apesar de tudo isto parecer magia, é explicado matematicamente com a ajuda das sequências matemáticas. A cientista explicou às crianças que estuda as formas geométricas, ou seja, a geometria e que a matemática é uma ciência abstrata que usa como ferramenta, o pensamento.
Quinta dos Frades e do Beato participaram na atividade "Encontro com o cientista" com a
matemática Maria Manuel Torres do Departamento de Matemática e investigadora do
Centro de Análise Funcional e Estruturas Lineares da Faculdade de Ciências da Universidade de
Lisboa.
A cientista iniciou a sessão com a seguinte pergunta às crianças: "O que é a matemática?" . As crianças responderam que para elas a matemática é números, contar, fazer contas, quadrado, retângulo, circulo, oval etc.Maria Manuel Torres, cientista de matemática, conversou com as crianças sobre animais de estimação, recorte e colagem, pulseiras, de mãe e filho, pintura, magia, história de Portugal, criatividade, imaginação e até contou uma história de uma princesa, pois segundo a cientista na realidade a matemática está em tudo isto. Nesta sessão as crianças fizeram experiências com várias técnicas de recorte, aprenderam a transformar uma pulseira de papel em duas e uma pulseira noutra com uma pequena agarrada como se fosse um filhinho. Mais difícil ainda foi aprender uma técnica de recorte que transforma uma folha numa circunferência gigante. Esta última técnica aprendemos com a história da Princesa Dido, princesa da matemática. A cientista de matemática Maria Manuel Torres nesta sessão também mostrou 5 tabelas e sem olhar para os números de cada tabela, conseguiu saber o dia do aniversário de cada estudante sempre que diziam em que tabelas se encontrava o número do seu aniversário. A cientista explicou às crianças que apesar de tudo isto parecer magia, é explicado matematicamente com a ajuda das sequências matemáticas. A cientista explicou às crianças que estuda as formas geométricas, ou seja, a geometria e que a matemática é uma ciência abstrata que usa como ferramenta, o pensamento.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
PT/CV
Identificador da instituição
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Regras ou convenções utilizadas
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo:Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo:Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.
Estatuto
Final
Nível de detalhe
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Criado a: 17/07/2025
Línguas e escritas
- português
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por: Susana Sousa