Documento composto PT/CV/CV-CF/8/4/291 - ECV - Encontro com o cientista - Maria Manuel Torres

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Código de referência

PT/CV/CV-CF/8/4/291

Título

ECV - Encontro com o cientista - Maria Manuel Torres

Data(s)

  • 2025-01-09 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

26 fotografias; digital

Zona do contexto

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

As crianças do Jardim de Infância Santo António e as duas turmas do 4º ano das Escolas Básicas
Quinta dos Frades e do Beato participaram na atividade "Encontro com o cientista" com a
matemática Maria Manuel Torres do Departamento de Matemática e investigadora do
Centro de Análise Funcional e Estruturas Lineares da Faculdade de Ciências da Universidade de
Lisboa.
A cientista iniciou a sessão com a seguinte pergunta às crianças: "O que é a matemática?" . As crianças responderam que para elas a matemática é números, contar, fazer contas, quadrado, retângulo, circulo, oval etc.Maria Manuel Torres, cientista de matemática, conversou com as crianças sobre animais de estimação, recorte e colagem, pulseiras, de mãe e filho, pintura, magia, história de Portugal, criatividade, imaginação e até contou uma história de uma princesa, pois segundo a cientista na realidade a matemática está em tudo isto. Nesta sessão as crianças fizeram experiências com várias técnicas de recorte, aprenderam a transformar uma pulseira de papel em duas e uma pulseira noutra com uma pequena agarrada como se fosse um filhinho. Mais difícil ainda foi aprender uma técnica de recorte que transforma uma folha numa circunferência gigante. Esta última técnica aprendemos com a história da Princesa Dido, princesa da matemática. A cientista de matemática Maria Manuel Torres nesta sessão também mostrou 5 tabelas e sem olhar para os números de cada tabela, conseguiu saber o dia do aniversário de cada estudante sempre que diziam em que tabelas se encontrava o número do seu aniversário. A cientista explicou às crianças que apesar de tudo isto parecer magia, é explicado matematicamente com a ajuda das sequências matemáticas. A cientista explicou às crianças que estuda as formas geométricas, ou seja, a geometria e que a matemática é uma ciência abstrata que usa como ferramenta, o pensamento.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

PT/CV

Identificador da instituição

Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Regras ou convenções utilizadas

DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo:Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Criado a: 17/07/2025

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Criado por: Susana Sousa

Zona da incorporação