Documento composto PT/CV/CV-CF/8/4/279 - ECV - Encontro com o cientista - Joana Godinho e Anabela Nave

Identity area

Reference code

PT CV PT/CV/CV-CF/PT/CV/CV-CF/8/PT/CV/CV-CF/8/4/PT/CV/CV-CF/8/4/279

Title

ECV - Encontro com o cientista - Joana Godinho e Anabela Nave

Date(s)

  • 2024-06-20 (Creation)

Level of description

Documento composto

Extent and medium

20 fotografias; digital

Context area

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

As crianças do Jardim de Infância Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles do Agrupamento de Escolas de Benfica participaram na atividade "Encontro com o cientista" com as investigadoras Joana Godinho e Anabela Nave do INIAV.
Na atividade as crianças puderam observar uma abelha rainha, um zangão e muitas operárias a movimentarem-se dentro de uma parte de uma colmeia, que as investigadoras nos trouxeram.
Curiosamente os zangões serviram de inspiração para as tecnologias que conhecemos hoje como drones ( que siginifica "zangão" na lingua inglesa). Associamos as abelhas melíferas ao mel, mas afinal também produzem própolis, geleia real, veneno, cera, pão de abelha, produtos com várias utilidades. Aprendemos que as quatro fases do ciclo de vida da abelha são: ovo, larva, ninfa e adulto e descobrimos que é no abdómen da abelha que se encontra o seu órgão de defesa– o ferrão– presente apenas nas operárias e nas rainhas.
Cada obreira em pastoreio faz 7 a 15 viagens por dia e gasta 25 a 45 minutos em cada uma, visitando 5 a 800 flores por viagem e transporta 20 a 40 mg de mel (carga máxima = 80 mg). Em cada colónia de abelhas são utilizados cerca de 30 kg por ano de pólen, 50kg de néctar e 20 lt de água.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

    Script of material

      Language and script notes

      Physical characteristics and technical requirements

      Finding aids

      Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
      Folha de recolha de dados de dados de documentos iconográficos;
      Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.

      Allied materials area

      Existence and location of originals

      Existence and location of copies

      Related units of description

      Related descriptions

      Notes area

      Alternative identifier(s)

      Access points

      Name access points

      Genre access points

      Description control area

      Description identifier

      PT/CV

      Institution identifier

      Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

      Rules and/or conventions used

      DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
      GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
      ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição. Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos, trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.

      Status

      Final

      Level of detail

      Full

      Dates of creation revision deletion

      Criado a: 20/06/2025

      Language(s)

      • Portuguese

      Script(s)

        Sources

        Archivist's note

        Criado por: Susana Sousa

        Archivist's note

        Imagem: Ciência Viva

        Accession area