Identity area
Reference code
PT/CV/CV-CF/8/4/262
Title
ECV: Encontro com o cientista - Diana Prata
Date(s)
- 2024-02-01 (Creation)
Level of description
Documento composto
Extent and medium
4 fotografias; digital
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Name of creator
Biographical history
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Os alunos da Escola Básica do Castelo e da Escola Básica Professor Salvado Sampaio e as crianças da Educação pré-escolar da sala azul da Escola Básica Jardim Infância Engenheiro Ressano Garcia participaram na atividade "Encontro com o cientista" com a neurocientista Diana Prata do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa. A investigadora questionou as crianças sobre o que distingue o cérebro humano dos outros animais. O seu tamanho e as rugas que apresenta. Quanto mais rugas mais neurónios tem e mais inteligente é.
Os neurónios interpretam os sinais dos 5 sentidos. Os neurónios são as células do cérebro responsáveis por todas ações e pensamentos do ser humano.
No nosso cérebro temos uma parte igual ao cérebro de um reptil porque nos movemos e sentimos fome tal como eles, mas também temos uma parte igual ao cérebro de um golfinho porque comunicamos.
Falou do que o cérebro produz, a inteligência, os sonhos, a criatividade e a memória.
O cérebro é responsável por todas as ações humanas: motricidade, ler, ouvir, sentir. As emoções não vêm do coração, surgem no cérebro, no hipocampo.
As diferentes áreas do cérebro humano são responsáveis pelas ações do ser humano, o Occipital é responsável pela visão. A zona de Berna pelo discurso, fala e pelo sono.
A investigadora explicou como os cientistas sabem quando alguém mente ou está a fazer uma operação matemática mais complexa, através da dilatação da pupila que aumenta nesses casos, mas também pela análise da zona do cérebro que produz mais energia aquando da realização das referidas ações.
Para que o cérebro tenha energia é fundamental alimentarmo-nos. O cérebro gera mais eletricidade por dia do que todos os telemóveis do mundo. Os neurónios são os neurotransmissores (dopamina e serotonina) que ativam outros neurónios.
O cérebro humano tem 100 bilhões de neurónios e perto de 300 triliões de sinapses. Há mais ligações no cérebro que estrelas no universo.
A cientista lançou o desafio aos alunos para se tornarem cientistas.
Mais precisamente neurocientistas e dedicarem-se a criar soluções para pessoas com problemas nalgumas zonas cérebro.
Os alunos visualizaram um vídeo de uma senhora com um problema na parte do cérebro que controla o movimento dos braços que se submeteu a uma operação de implante de um chip na zona afetada e assim conseguiu controlar braços robóticos e comer chocolate.
Os alunos compreenderam que se parte do cérebro for estimulada, praticando malabarismo, por exemplo durante três meses, essa zona pode aumentar de tamanho.
Os neurónios interpretam os sinais dos 5 sentidos. Os neurónios são as células do cérebro responsáveis por todas ações e pensamentos do ser humano.
No nosso cérebro temos uma parte igual ao cérebro de um reptil porque nos movemos e sentimos fome tal como eles, mas também temos uma parte igual ao cérebro de um golfinho porque comunicamos.
Falou do que o cérebro produz, a inteligência, os sonhos, a criatividade e a memória.
O cérebro é responsável por todas as ações humanas: motricidade, ler, ouvir, sentir. As emoções não vêm do coração, surgem no cérebro, no hipocampo.
As diferentes áreas do cérebro humano são responsáveis pelas ações do ser humano, o Occipital é responsável pela visão. A zona de Berna pelo discurso, fala e pelo sono.
A investigadora explicou como os cientistas sabem quando alguém mente ou está a fazer uma operação matemática mais complexa, através da dilatação da pupila que aumenta nesses casos, mas também pela análise da zona do cérebro que produz mais energia aquando da realização das referidas ações.
Para que o cérebro tenha energia é fundamental alimentarmo-nos. O cérebro gera mais eletricidade por dia do que todos os telemóveis do mundo. Os neurónios são os neurotransmissores (dopamina e serotonina) que ativam outros neurónios.
O cérebro humano tem 100 bilhões de neurónios e perto de 300 triliões de sinapses. Há mais ligações no cérebro que estrelas no universo.
A cientista lançou o desafio aos alunos para se tornarem cientistas.
Mais precisamente neurocientistas e dedicarem-se a criar soluções para pessoas com problemas nalgumas zonas cérebro.
Os alunos visualizaram um vídeo de uma senhora com um problema na parte do cérebro que controla o movimento dos braços que se submeteu a uma operação de implante de um chip na zona afetada e assim conseguiu controlar braços robóticos e comer chocolate.
Os alunos compreenderam que se parte do cérebro for estimulada, praticando malabarismo, por exemplo durante três meses, essa zona pode aumentar de tamanho.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de classificação criado para a organização intelectual da documentação.
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
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Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
PT/CV
Institution identifier
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Rules and/or conventions used
DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ,2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN:972-8107-69-2.
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª versão, Lisboa: DGARQ,2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN:972-8107-69-2.
Status
Final
Level of detail
Full
Dates of creation revision deletion
Criado a: 20/06/2025
Language(s)
- Portuguese
Script(s)
Sources
Archivist's note
Criado por: Susana Sousa
Archivist's note
Imagem:Ciência Viva