Documento composto PT/CV/CV-CF/8/4/269 - ECV - Encontro com o cientista - Alexandre Cabral

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Zona de identificação

Código de referência

PT/CV/CV-CF/8/4/269

Título

ECV - Encontro com o cientista - Alexandre Cabral

Data(s)

  • 2024-04-11 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

fotografias; digital

Zona do contexto

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Os alunos da Escola Básica São Sebastião da Pedreira; da Escola Básica Fernanda de Castro
e as crianças do Jardim de Infância Engenheiro Duarte Pacheco participaram na atividade
"Encontro com o cientista" com o físico Alexandre Cabral da Faculdade de Ciências da
Universidade de Lisboa.
O cientista Alexandre Cabral iniciou a sua apresentação dizendo que faz “máquinas” que permitem trabalhar a luz na área da Astronomia. Após a nomeação dos astros do Sistema Solar, por parte dos alunos, o cientista mostrou imagens de alguns desses astros revelando a importância do telescópio na captação das imagens apresentadas.
Conjuntamente com os alunos, enumerou os materiais necessários para construir um telescópio, tais como lentes, espelhos e fibras ópticas.
O investigador afirmou que o primeiro cientista a criar telescópios foi Galileu Galilei que, no sec. XVI, descobriu nas suas observações as 4 luas de Júpiter.
A tabela periódica contém todos os átomos que permitem construir tudo. Através do espectro podemos descobrir os elementos de que são constituídos os astros. Quando observamos o espectro do Sol percebemos que existem barras escuras que nos ajudam a identificar os seus constituintes.
O cientista mostrou um vídeo do trabalho que realizou nos grandes telescópios, situados no deserto de Atacama no México. Este local foi o escolhido para esta implementação, por ser muito seco, o que faz com que o céu seja muito límpido, favorecendo as observações dos astros. Participou na construção e instalação de lentes num telescópio de grandes dimensões, para observar os espetros desses astros.
Os alunos tiveram a oportunidade de colocar perguntas sobre o Sistema Solar, buracos negros, e até descobriram que no centro da Via Láctea existe um buraco negro tão grande e denso, que nem a luz consegue escapar.
Os alunos aprenderam que para ser cientista é preciso estudar muito porque os cientistas estão sempre a aprender.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas;
Folha de recolha de dados de documentos iconográficos;
Quadro de Classificação criado para a organização intelectual da documentação.

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

PT/CV

Identificador da instituição

Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Regras ou convenções utilizadas

DIREÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO;
GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO (ODA) - ORIENTAÇÕES PARA A DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, 2ª VERSÃO, LISBOA:DGARQ,2007. ISBN 978-972-8107-91-8.
ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN:972-8107-69-2.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Criado a: 26/06/2025

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Criado por: Susana Sousa

Nota do arquivista

Imagem: Ciência Viva

Zona da incorporação