Identity area
Type of entity
Corporate body
Authorized form of name
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
Parallel form(s) of name
Standardized form(s) of name according to other rules
Other form(s) of name
- Casa Malhoa
Identifiers for corporate bodies
Description area
Dates of existence
1969
History
Projectada pelo arquitecto Norte Júnior nos anos 1904 – 1905, foi construída com a finalidade de servir de habitação e atelier de trabalho ao pintor José Malhoa.
Esta Casa-Museu foi agraciada com o Prémio Valmor, em 1905, devido à sua beleza arquitectural, e está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1982.
Esta Casa-Museu foi agraciada com o Prémio Valmor, em 1905, devido à sua beleza arquitectural, e está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1982.
Places
Antiga freguesia de São Sebastião da Pedreira, atual Avenidas Novas, Lisboa
Legal status
Functions, occupations and activities
O Dr. Anastácio Gonçalves adquiriu a Casa Malhoa em 1932 utilizando-a como sua residência e principalmente como arquivo da sua vasta colecção de arte. A estrutura da casa nessa altura foi alvo de algumas alterações, como a mudança da cozinha para a cave. Com o seu falecimento a Casa-Museu passa, por vontade expressa do falecido, passa para o estado português em 1969.
Mandates/sources of authority
Internal structures/genealogy
General context
Relationships area
Access points area
Occupations
Control area
Authority record identifier
PT/CV/CV/731
Institution identifier
Rules and/or conventions used
ISAAR (CPF) Norma internacional de registo de autoridade arquivística para pessoas colectivas, pessoas singulares e famílias, desenvolvida pelo Conselho Internacional de Arquivos.
Status
Final
Level of detail
Minimal
Dates of creation, revision and deletion
Criado a: 08/01/2024.
Language(s)
- Portuguese
Script(s)
Sources
Wikipédia - Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves - [Em linha] [Consul. 8 de janeiro de 2024]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa-Museu_Dr._Anast%C3%A1cio_Gon%C3%A7alves
Maintenance notes
Criado por: Cristina Lopes.