Documento composto PT/CV/CV-CF/8/4/216 - ECV - Encontro com o cientista - Mário Cachão

ECV - Encontro com o cientista - Mário Cachão ECV - Encontro com o cientista - Mário Cachão ECV - Encontro com o cientista - Mário Cachão ECV - Encontro com o cientista - Mário Cachão ECV - Encontro com o cientista - Mário Cachão ECV - Encontro com o cientista - Mário Cachão ECV - Encontro com o cientista - Mário Cachão ECV - Encontro com o cientista - Mário Cachão ECV - Encontro com o cientista - Mário Cachão ECV - Encontro com o cientista - Mário Cachão
Resultados 1 a 10 de 31 Mostrar tudo

Zona de identificação

Código de referência

PT/CV/CV-CF/8/4/216

Título

ECV - Encontro com o cientista - Mário Cachão

Data(s)

  • 2015-02-27 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

31 fotografias; digital

Zona do contexto

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A Escola Ciência Viva: EB Eurico Gonçalves e EB das Laranjeiras recebeu a visita de Mário Cachão, professor e investigador de geologia, do Instituto Dom Luiz, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, para falar da “memória da Terra”. O investigador começou por lançar um desafio aos alunos: tentarem lembrar-se do que tinham feito no dia anterior e no ano passado, para depois referir que a Terra tem memória do que aconteceu há 1 milhão de anos. De seguida fez um exercício, em que cada aluno retirava de uma caixa o número de bagos de arroz correspondente à sua idade. Quando todos os alunos tinham retirado muitos bagos, verificaram que sobravam ainda muitos outros dentro da caixa, que nem se percebia a diferença. Assim é a nossa perceção do tempo – para nós, humanos, um ano é muito tempo, tal como um bago de arroz, mas para a Terra um ano é insignificante, porque se rege por intervalos de tempo muito longos, da ordem dos milhões de anos. Seriam necessários cerca de 10 kg de arroz para ter um milhão de bagos.
Então explicou que essa memória está presente nas rochas, que são formadas por areias e pequenos grãos de minerais. A geologia, que é a ciência que estuda as rochas e a Terra, permite-nos interpretar essa memória da Terra. Permite-nos saber que há cerca de 120 milhões de anos existia um outro rio na zona que agora é Lisboa, e que esse rio era muito forte e transportava muitas rochas, areias, lamas e minerais.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas; Folha de recolha de dados de documentos iconográficos; Quadro de Classificação criado para a organização intelectual da documentação.

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

PT/CV

Identificador da instituição

Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Regras ou convenções utilizadas

DIRECÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) Orientações para a Descrição Arquivística, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.

ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adoptada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Criado a: 14/02/2024.

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Criado por: Cristina Lopes.

Nota do arquivista

Imagem: Ciência Viva.

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados