Documento composto PT/CV/CV-CF/8/4/106 - ECV - Encontro com o cientista - Fernando Ascensão

ECV - Encontro com o cientista - Fernando Ascensão ECV - Encontro com o cientista - Fernando Ascensão ECV - Encontro com o cientista - Fernando Ascensão ECV - Encontro com o cientista - Fernando Ascensão ECV - Encontro com o cientista - Fernando Ascensão ECV - Encontro com o cientista - Fernando Ascensão ECV - Encontro com o cientista - Fernando Ascensão ECV - Encontro com o cientista - Fernando Ascensão ECV - Encontro com o cientista - Fernando Ascensão

Zona de identificação

Código de referência

PT/CV/CV-CF/8/4/106

Título

ECV - Encontro com o cientista - Fernando Ascensão

Data(s)

  • 2022-04-29 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

9 fotografias; digital

Zona do contexto

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Os animais são nossos amigos, mas qual será o impacto que as estradas e as estruturas humanas têm neles? Este foi o mote para o Encontro com o Cientista que hoje trouxe ao Pavilhão do Conhecimento Fernando Ascensão, biólogo do Evolution and Environmental Changes - cE3c da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
O investigador partilhou com os alunos da Escola Ciência Viva: EB Sarah Afonso os resultados da sua investigação em ecologia nas estradas. Alces, tartarugas e micos leões dourados são exemplos de seres vivos que vêem as suas vidas ameaçadas pelas chamadas infraestruturas de transporte: estradas, cabos de eletricidade, linhas de comboio. As aves “esbarram” nos fios elétricos, há animais, como as salamandras, que não conseguem transpor as barreiras, e muitos linces são vítimas de atropelamento. Também é notório que nas zonas junto às estradas há mais pragas, como as lagartas do pinheiro, porque muitas das espécies que as controlam, como o chapin azul, não se aproximam com receio de serem atropelados. A poluição sonora é outro dos problemas que afeta os animais.
Mas nem tudo é mau! Os postes de alta tensão são benéficos para as cegonhas fazerem aí os seus ninhos e as plantas nas bermas são muito importantes para os polinizadores. Uma curiosidade: na Ilha do Natal já existem pontes para os caranguejos atravessarem as estradas.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Folha de recolha de dados do levantamento e avaliação das massas documentais acumuladas; Folha de recolha de dados de documentos iconográficos; Quadro de Classificação criado para a organização intelectual da documentação.

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

PT/CV

Identificador da instituição

Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Regras ou convenções utilizadas

DIRECÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS - PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO - (ODA) Orientações para a Descrição Arquivística, 2ª versão, Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.

ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adoptada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2.

Estatuto

Final

Nível de detalhe

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Criado a: 22/01/2024.

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Criado por: Cristina Lopes.

Nota do arquivista

Imagem: Ciência Viva

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados